Topo

Modelo atacada com ácido pelo ex conta como seu rosto foi reconstruído

Katie Piper passou por mais de 400 cirurgias que usaram pele de outras partes do corpo e proteínas de pele de vaca - Reprodução/Instagram
Katie Piper passou por mais de 400 cirurgias que usaram pele de outras partes do corpo e proteínas de pele de vaca Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

20/03/2022 13h57

Em 2008, a modelo e apresentadora inglesa Katie Piper foi atacada com ácido a mando de seu ex-namorado. A substância causou queimaduras de terceiro grau em seus olhos, boca, língua, esôfago, braços, mãos, colo e pescoço.

Agora, em entrevista ao podcast "What If?", ela relembra a experiência e fala sobre as mais de 400 cirurgias de reconstrução pelas quais passou nos últimos 14 anos: "A queimadura atravessou o músculo e atingiu os ossos, então foi muito, muito profunda".

"Com fogo, dá para apagar e talvez minimizar os danos, mas como foi uma substância corrosiva, todas as quatro camadas da minha pele foram destruídas", relembra.

As cirurgias foram feitas pelo NHS, o serviço nacional de saúde pública do Reino Unido. Katie explica: "Eles precisaram remover todo o meu rosto antigo, porque o tecido estava morto e teria infeccionado".

Ela compara a primeira parte dos procedimentos à fundação de uma obra: "A base da minha pele é feita com colágeno e elastina retirados de uma vaca. Podem fazer piada! Meu rosto veio de uma vaca", brinca.

Depois, a reconstrução foi feita com pele de outras partes de seu corpo: o nariz veio da parte superior da costela direita, as pálpebras vieram da virilha e o colo veio de suas nádegas. Ela ri: "Até agora, nunca tinha percebido como meu traseiro é peludo!"