Aline Ramos: 'Arthur tem posicionamentos machistas, mas não é abusivo'
O termo "Gaslighting" ficou entre os cinco assuntos mais comentados do país no Twitter durante o jogo da discórdia da noite passada no "BBB 22" (TV Globo). Impulsionados pela discussão entre Laís e Arthur Aguiar, os fãs do reality começaram a usar o termo na rede social.
No Splash Vê TV de hoje (22), Aline Ramos explicou que o termo é muito complexo. Ele se refere a uma forma de abuso psicológico em que o abusador distorce a realidade, mente e omite informações para que a vítima duvide de si mesma e da sua própria sanidade.
Para a colunista, as pessoas se apressaram ao apontar que Arthur teria tido um comportamento abusivo.
Gaslighting é uma estratégia usada dentro de um relacionamento abusivo para controlar a mulher. Tem uma série de questões que não se enquadram, necessariamente, na relação da Laís com o Arthur. Eles estão no 'BBB' que já é uma outra realidade, não são um casal e nem amigos. Eles não têm nem uma relação próxima e são adversários dentro de um jogo.
Durante a dinâmica do jogo da discórdia de ontem, a médica classificou o ex-Rebelde como o mais arrogante da casa e afirmou que ele está sempre a colocando para baixo.
Os fãs do "BBB 22" comentaram que Arthur manipula situações para passar uma impressão de que ele está sempre certo. Aline Ramos concorda que o ator tem esse comportamento e diz que isso não faz dele um abusador.
A manipulação faz parte do jogo, que é psicológico. Não dá para ver BBB e condenar totalmente a manipulação. O Arthur interrompeu a Laís o tempo todo e quer explicar para uma mulher o que ela mesma disse, ele tem posicionamentos machistas, mas não acho que seja abusivo. Esse é um debate muito sério.
Veja agora: 'Realities - O Brasil na TV'
A gente já conversou com os ex-BBBs arrependidos, com os que causaram polêmica e agora, em "Realities - O Brasil na TV", documentário em três episódios produzido por Splash e MOV.doc, contamos os primórdios e os bastidores dos reality shows no Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.