Além da foto polêmica: 4 vezes em que família tentou proteger Silvio Santos
No dia 11 de março de 2022, a chef de cozinha Karlota Fonseca, que trabalhou para Silvio Santos nos Estados Unidos, publicou três imagens no Instagram com o apresentador. As fotos aparentemente não tinham nenhum problema, já que foram tiradas por Rebeca Abravanel, filha do dono do SBT.
Rebeca ainda curtiu quando viu as imagens, mas havia um detalhe muito importante: as fotografias mostravam o empresário descuidado, despenteado, com pijama listrado e aparentemente sem dentes - não se sabe se sem o implante ou se o ângulo da imagem não favoreceu o apresentador.
Seis dias após a publicação, a dona das imagens resolveu apagá-las em razão dos comentários negativos que recebeu nas redes sociais. Até aquele momento, ninguém da família tinha imaginado que os posts causariam tanta repercussão danosa.
Mas essa não é a primeira vez em que a imagem do apresentador foi prejudicada. Relembre outras situações em que a família de Silvio Santos e o SBT se pronunciaram ou estiveram envolvidos na tentativa de restituir a reputação do "Dono do Baú".
Proibição de imitações
Em 2013, o Tribunal de Justiça proibiu o programa "Pânico na Band" de imitar o apresentador. Na época, os humoristas não podiam chegar a menos de 100 metros do dono do SBT e, em caso de descumprimento da decisão, deveriam pagar uma multa de R$ 100 mil.
O processo foi movido por Silvio e a ação foi comemorada pela assessoria do canal. "Com esta decisão está mantida a proibição que foi imposta à TV Bandeirantes, estando reconhecida a ilegalidade da utilização e exploração das imagens na exibição do último programa."
Recusa de prêmio a cantora negra
Há três anos, Silvio Santos foi acusado de racismo após escolher uma cantora branca como vencedora do quadro "Quem você tira?". O problema não foi exatamente a decisão, mas sim como ela foi tomada.
Durante o programa, três profissionais se apresentaram cantando a mesma música. O público escolheu Jennyfer Oliver, a única negra na competição, mas Silvio não gostou do resultado. Por isso, ignorou as regras do jogo, dando o prêmio de R$ 500 para Juliani. "Se eu estivesse em casa, vendo o programa, na minha opinião, a melhor intérprete na televisão seria Juliani. Você é muito bonita, canta bem. Você ganhou."
Na semana seguinte, o apresentador resolveu falar sobre o tema, mas não admitiu a culpa. E ainda foi justificado pela filha Patricia. "Eu assisti o programa e não achei nada demais. Ele [Silvio Santos] sempre escolhe quem ele gosta mais. Ele pede para o pessoal votar, mas a decisão é de quem? Dele!!! Então, não é porque ela é negra."
Preconceito e gordofobia
Durante a apresentação do Teleton de 2016, além demonstrar preconceito, o comunicador foi gordofóbico com um grupo de dançarinas plus size. Ao conversar com uma das participantes, apalpou o bumbum dela: "Você, embora sendo a única negra, é bem bonita. É bonita de verdade. Quem casar contigo vai ter dois prazeres. Um na hora do bem bom e outro na hora em que você sair de cima."
Patricia tentou consertar a fala do apresentador na hora, dizendo que achava as dançarinas gostosas, mas sofreu bullying: "Não sabia que você era sapatão", rebateu Silvio.
Assédio em Teleton
Dois anos mais tarde, no Teleton de 2018, o apresentador foi acusado de assédio. Depois de dividir o placo com o dono do SBT, Claudia Leitte se manifestou dizendo ter ficado constrangida quando Silvio se recusou a cumprimentá-la dizendo que "esse negócio de abraço me deixa excitado."
Dois dias depois do comentário da famosa, as filhas saíram em defensa do pai. A mais velha, Daniela Beyruti, escreveu a seguinte mensagem na rede social.
"Tenho escutado tanto absurdo esses dias. Me pergunto: será que um homem íntegro, trabalhador, super pai, avô, bisavô, bom marido, colega de trabalho, comunicador de décadas e pessoa que sempre semeou o bem, assediaria mesmo uma mulher na frente de sua esposa e filhas ou estaria fazendo seu trabalho de apresentador brincando no palco com uma outra artista?", perguntou.
Nos comentários da publicação, Silvia e Patricia Abravanel também deram apoio ao pai.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.