Topo

Diretor de 'Belfast' supera recorde de George Clooney no Oscar

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

25/03/2022 04h00

Kenneth Branagh está em um ótimo momento da carreira. Em pouco tempo, ele lançou "Morte no Nilo", filme que dirige e estrela, e "Belfast", longa autobiográfico que conta com sua direção e roteiro. Por este último, o cineasta foi indicado ao Oscar 2022 nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Original e Melhor Diretor.

Ao figurar em três diferentes listas do maior prêmio do cinema mundial neste ano, Branagh bateu o recorde que antes pertencia a George Clooney e se tornou a pessoa com mais indicações em diferentes categorias da história da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, totalizando sete.

Além das de 2022, Kenneth Branagh conta com indicações na carreira nas seguintes categorias: Melhor Diretor e Melhor Ator por "Henry V" (1990); Melhor Curta-Metragem por "Swang Song" (1992); Melhor Roteiro Adaptado por "Hamlet" (1996); e Melhor Ator Coadjuvante por "Sete Dias com Marilyn" (2011). Mesmo com tantas indicações, porém, o artista nunca ganhou um Oscar.

Antes de bater o recorde, George Clooney era o detentor do posto com indicações em seis diferentes categorias: Melhor Roteiro Original e Melhor Direção por "Boa Noite, Boa Sorte" (2005); Melhor Ator Coadjuvante por "Syriana - A Indústria do Petróleo" (2005) e "Os Descendentes" (2011); Melhor Ator por "Michael Clayton" (2007) e "Amor Sem Escalas" (2009); Melhor Roteiro Adaptado por "Tudo Pelo Poder" (2011); e Melhor Filme por "Argo" (2012). Diferentemente de Branagh, Clooney conta com duas vitórias na carreira.

Oscar 2022

Kenneth Branagh pode mudar o fato de nunca ter ganhado uma estatueta com "Belfast".

No longa, acompanhamos a perspectiva de Buddy (Jude Hill), um menino de 9 anos que vive com sua família protestante da Irlanda do Norte nos tumultuosos anos de 1960. O jovem percorre a paisagem das lutas da classe trabalhadora, em meio a mudanças culturais e violência extrema.