'Encanto'? Disney tem concorrentes fortes em melhor animação do Oscar 2022
De Splash, em São Paulo
25/03/2022 04h00
Não falamos sobre o Bruno, mas falamos sobre "Encanto". Com a cerimônia do Oscar 2022 se aproximando, as disputas dentro das categorias vão se acirrando, e o prêmio de melhor animação, embora tenha um grande favorito, não está entregue.
Será que alguém é capaz de desbancar a Família Madrigal?
Dirigido por Jared Bush, Byron Howard e Charise Castro Smith, "Encanto" teve bons números de bilheteria e é sucesso no streaming. A produtora Yvett Merino e a compositora Germaine Franco são as primeiras mulheres latinas indicadas em suas categorias, o que torna suas indicações feitos históricos.
Splash faz apostas para o vencedor de animação
E este sucesso se traduz também nos rankings musicais.
O álbum da trilha sonora passou oito semanas (não-consecutivas) no primeiro lugar ranking dos 200 álbuns da Billboard. Basicamente, é o álbum de trilha sonora de maior sucesso desde os grudentos hits de "Frozen" (2013).
Mas por que tanto sucesso?
Não é apenas pela história: a popularidade do filme tem relação com o sucesso de virais de redes como o TikTok.
Além de "We Don't Talk About Bruno", as músicas "Surface Pressure", "The Family Madrigal", "What Else Can I Do?" e a indicada ao Oscar "Dos Oruguitas" também estão no ranking de canções.
Ou seja, parece que pegou mesmo.
Por isso, todo esse clamor popular em torno do filme, que reúne três indicações ao Oscar deste ano, conta a seu favor. Mesmo assim, concorrentes como "A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas" e "Flee" representam grandes riscos.
Como assim?
Distribuído pela Netflix e produzido pelos vencedores do Oscar Phil Lord e Chris Miller ("Homem-Aranha no Aranhaverso"), "A Família Mitchell" ganhou a maior parte dos prêmios precursores ao careca dourado —seja de associações especializadas ou de organizações de críticos.
O filme que conta a história de uma família lutando contra o apocalipse robô também foi o grande vencedor do Annie Awards, premiação especializada em animação.
Ele levou oito troféus contra três de "Encanto".
Já "Flee", documentário animado dinamarquês, faz história concorrendo a três categorias bem distintas no Oscar deste ano: melhor animação, melhor documentário e melhor filme internacional. O queridinho da crítica também pode ganhar tração por seu feito histórico.
Por isso, as coisas ainda não estão ganhas. Mas considerando todo o clamor em volta de "Encanto", será difícil alguma coisa impedí-lo de ganhar.