Receita do sucesso! Afinal, o que é um 'filme de Oscar'?
Todos os anos, quando chegamos perto da data da cerimônia do Oscar, começa também uma corrida contra o tempo entre quem gosta da premiação para conseguir assistir a todos os filmes (ou pelo menos a maioria) antes da grande noite. Nessas empreitadas, não é difícil reconhecer um ou outro tipo de filme que está ali todo ano. Algumas vezes, eles são semelhantes em tema, outras na forma como a narrativa é estruturada ou até mesmo no tipo de mensagem que desejam passar.
Em todos os casos, eles são conhecidos como "Oscar baits", ou simplesmente "filmes de Oscar".
Mas como saber se você está diante de um?
Normalmente, os "filmes de Oscar" são chamados assim porque reúnem características que são muito atraentes para os votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Isso não significa que sejam necessariamente ruins — apenas seguem uma certa estratégia que os beneficia.
Uma dessas estratégias está na data de lançamento, que normalmente ocorre nos últimos meses do ano, até mesmo para que o filme se fortaleça na popularidade e no boca a boca.
Mas esta não é a única maneira de reconhecer um "Oscar bait".
Dramas históricos e filmes de guerra
Um tipo de filme que se encaixa muito bem na categoria é o drama histórico. Normalmente, são obras que se passam durante a 2ª Guerra Mundial, durante o período vitoriano ou revoluções, como a Era de Ouro de Hollywood. Em geral, as histórias que giram em torno de uma única figura que assume o posto de herói, sendo na maioria das vezes algo inspirado em fatos e/ou grandes feitos.
As biografias e as biografias musicais
O Oscar ama biografias. Mais especificamente, biografias de personalidades da música. Normalmente, os filmes abordam figuras mais modernas ou contemporâneas, e costumam partir da ideia de um "gênio perturbado", representando um período da vida do artista para exaltar a superação daquele momento complicado. Esses filmes costumam chamar atenção justamente por celebrarem figuras importantes da classe artística, e acabam atraindo boas indicações ao Oscar — e especificamente para o ator ou a atriz que interpretar o protagonista.
Os dramalhões
Pense naqueles dramas familiares, com grandes romances e os protagonistas lidando com desafios como luto, vícios, separações ou questões de saúde mental. Essas histórias, que mexem com as emoções do público e transformam dilemas pessoais em temas universais, quase sempre têm um lugar certo entre os indicados ao Oscar — e fazem sucesso tanto com os votantes quanto com o público.
Grandes investigações e intrigas políticas
Investigações jornalísticas e histórias que desvendem grandes esquemas de corrupção também são ótimas iscas para o Oscar.
Geralmente, são obras baseadas em livros ou artigos de jornais premiados, que usam um caso isolado para fazer uma reflexão ampla e global sobre problemas que envolvem ética e moral. Quando esse tipo de narrativa é usada para denunciar algum crime ou comportamento nocivo que se perpetua em sociedade, costuma chamar muito a atenção dos votantes.
A cerimônia do Oscar deste ano acontece no domingo, dia 27 de março. E aí, você reconheceu algum filme que se encaixa nas características acima?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.