Topo

Academia abre investigação por agressão de Will Smith; ator pode ser punido

Colaboração para Splash, em São Paulo

28/03/2022 16h15Atualizada em 28/03/2022 17h24

O conselho de administração da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas abriu uma investigação para analisar o caso de agressão do ator Will Smith contra o apresentador Chris Rock na 94ª edição do Oscar. A revogação de seu Oscar de melhor ator por "King Richard - Criando Campeãs" está descartado, diz o THR

"A Academia condena as ações do Sr. Smith no evento da noite passada. Iniciamos oficialmente uma revisão formal sobre o incidente e exploraremos outras ações e consequências de acordo com nossos Estatutos, Padrões de Conduta e a lei da Califórnia", disse a Academia em nota divulgada na tarde de hoje.

O THR destacou que os conselheiros da alta cúpula da instituição estarão com o presidente David Rubin e o CEO Dawn Hudson para fazer uma revisão completa do caso para determinar se haverá sanções para o ator.

É considerado certo que Will Smith receberá alguma punição — como a suspensão de sua participação na Academia já que é um pedido de muitos conselheiros da entidade.

Durante a cerimônia do Oscar, Chris Rock brincou dizendo que Jada estava careca para estrelar "G.I. Jane 2", em uma referência ao que seria uma sequência do filme "Até o Limite da Honra", que em inglês tem o título "G.I. Jane". Na obra, Demi Moore está careca para viver a protagonista.

Smith não gostou da alfinetada, e subiu ao palco, agrediu o comediante de 57 anos e gritou, duas vezes:

"Mantenha o nome da minha esposa longe da p*rra da sua boca!"
Will Smith

Caso de justiça?

Pelo menos por enquanto, Will Smith não terá problemas com a justiça de seu país. Em nota enviada à revista Variety, o Departamento de Polícia de Los Angeles disse que Chris Rock optou por não abrir um boletim de ocorrência contra o ator, mas se colocou à disposição do comediante caso ele mude de ideia.