Mulher-onça e pacto com diabo: qual a história de 'Pantanal'?
Cercado de grandes expectativas desde o ano passado, o remake de "Pantanal" enfim estreia na noite de hoje na Globo. Escrita por Bruno Luperi, neto do autor original, Benedito Ruy Barbosa, a novela é a aposta da Globo para recuperar a audiência do horário das 21h.
Clássico dos anos 1990, muitos ainda devem se lembrar das histórias sobre Juma Marruá e José Leôncio, mas Splash aproveita para te lembrar de cada detalhe da novela que fez história na Manchete e que agora ganha cara nova.
Saga familiar
"Pantanal" conta a história de Joventino (Irandhir Santos) e seu filho, José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira), peões de comitiva na região pantaneira que aprendem que a melhor lição para domar os bois selvagens é respeitar a natureza.
Quando Joventino, que tinha fama de enfeitiçar os animais, some na mata, seu filho passa a cuidar da fazenda que pertencia ao pai e enriquece, mas sempre espera pelo retorno do patriarca.
Em uma viagem ao Rio, conhece Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles), por quem se apaixona e traz para viver no Pantanal ao lado dele. Lá, Madeleine dá à luz Jove (Jesuíta Barbosa), mas não se adapta à vida longe da cidade grande e foge com o filho de volta para sua casa.
José Leôncio envia uma generosa pensão ao filho mensalmente, mas não o procura no Rio, enquanto Madeleine inventa para o menino que seu pai está morto. No Pantanal, o peão celebra que Tadeu (José Loreto), filho de Filó (Letícia Salles/Dira Paes), funcionária da fazenda com quem ele se envolveu no passado, seja seu filho legítimo e carregue seus mesmos costumes, mas nunca assume a paternidade do garoto.
A história de Juma
Na segunda fase da novela, 20 anos se passaram quando Jove descobre que seu pai está vivo e decide ir em busca dele no Pantanal. Porém, ao se reencontrarem, nasce o conflito entre os dois que carregam valores tão diferentes e totalmente impensáveis na realidade do outro.
No Pantanal, Jove conhece a jovem Juma Marruá (Alanis Gullen), criada pela mãe, Maria Marruá (Juliana Paes), para saber se defender de tudo e de todos. Reza a lenda que, assim como a matriarca, Juma se transforma em onça-pintada quando precisa enfrentar algum perigo.
Do encontro dos dois, nasce um amor improvável e que precisa desafiar as tradições e expectativas do casal para funcionar.
Força sobrenatural
"Pantanal" também ficou conhecida pelos seus personagens que carregam dons sobrenaturais. Além de Juma, outra figura marcante é o Velho do Rio (Osmar Prado).
A entidade sobrenatural vive na maior parte do tempo na forma de uma sucuri, a maior serpente do Pantanal, e transmite os ensinamentos da natureza para quem cruza seu caminho.
O peão Trindade, vivido por Gabriel Sater, filho de Almir Sater, que deu vida ao personagem original, também carrega um lado místico. Os locais acreditam que ele tenha feito um pacto com o diabo ou possa ser a própria reencarnação dele.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.