Topo

'Péssimo exemplo': o que conselheiros do Oscar acham do tapa de Will Smith?

Will Smith deu tapa em Chris Rock durante o Oscar 2022 - Reprodução/Internet
Will Smith deu tapa em Chris Rock durante o Oscar 2022 Imagem: Reprodução/Internet

De Splash, em São Paulo

29/03/2022 18h45

O conselho de administração da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas abriu uma investigação para analisar o caso de agressão do ator Will Smith contra o apresentador Chris Rock na 94ª edição do Oscar.

Em comunicado divulgado ontem, a organização do evento repudiou a atitude do artista. Ele subiu ao palco após Rock fazer uma piada sobre Jada Smith, mulher de Will.

"Iniciamos oficialmente uma revisão formal sobre o incidente e exploraremos outras ações e consequências de acordo com nossos Estatutos, Padrões de Conduta e a lei da Califórnia", destacou.

O que dizem os conselheiros?

O The Hollywood Reporter conversou com os "conselheiros governadores" do Oscar sobre o incidente. Eles coordenam as diferentes áreas artísticas da academia.

O conselheiro da área de documentários, Roger Ross Williams, afirmou ter ficado "chateado" com a atitude de Will Smith.

"Eu estava em lágrimas depois do que aconteceu. Isso reforça os estereótipos sobre os negros, e isso me machuca porque é isso que algumas pessoas querem ver", apontou.

A responsável pelo ramo de produtores, Lynette Howell Taylor, ficou surpresa com o que ocorreu no palco durante a premiação.

"Eu fiquei tipo, 'Oh, Deus. Isso tudo realmente aconteceu? Todos terão que avaliar a situação. Isso não vai acabar rapidamente. Todo mundo vai se recolher, e vai passar por um processo oficial", apontou.

Rutanya Alda, do ramo de atores, questionou se a Academia "tem medo de celebridades" por não ter uma ação imediata após a atitude de Will na premiação.

"A segurança deveria tê-lo escoltado para fora imediatamente, em vez de deixá-lo sentado lá cuspindo linguagem inaceitável em Chris Rock", argumentou Alda.

"Ele saiu como um cara sem classe e me fez desejar não ter votado nele. Mudou todo o tom da noite. Eu nunca mais votarei em qualquer coisa que Will Smith participar novamente. Ele deu um péssimo exemplo para as pessoas que acompanhavam", concluiu.

Sem se identificar, um membro do ramo de som também comentou sobre o ocorrido ao The Hollywood Reporter. "Não importa como as pessoas se sentem diante da piada ou sobre o direito de Will Smith 'defender' sua mulher. Foi um ataque violento em rede nacional e não pode ficar impune".

A revogação do Oscar de melhor ator por "King Richard - Criando Campeãs" está descartada, informou a publicação ontem.

Como funciona o conselho de governadores?

Segundo relato site oficial do Oscar, o "conselho de governadores dirige a visão estratégica, preserva a saúde financeira e assegura o cumprimento da missão da Academia".

Além da participação em reuniões frequentes durante o ano, cada conselheiro também é responsável por supervisionar uma área da academia. Eles zelam pelos interesses da Academia e atendem às metas anuais traçadas pela gestão.

A piada

Durante a cerimônia do Oscar, Chris Rock brincou dizendo que Jada estava careca para estrelar "G.I. Jane 2", em uma referência ao que seria uma sequência do filme "Até o Limite da Honra", que em inglês tem o título "G.I. Jane". Na obra, Demi Moore está careca para viver a protagonista.

Smith não gostou da alfinetada, e subiu ao palco, agrediu o comediante de 57 anos e gritou, duas vezes:

"Mantenha o nome da minha esposa longe da p*rra da sua boca!"
Will Smith

Segundo o site "TMZ", Chris Rock não tinha conhecimento que a mulher de Will Smith estava com a cabeça raspada por consequência da alopecia.

Condição de Jada

A atriz e mulher de Will Smith, Jada Smith, tem alopecia, condição que causa queda capilar. Ela revelou a condição em 2018, quando ainda não tinha raspado os cabelos — na época, ela escondia as falhas no couro cabeludo com turbantes e lenços.

"Foi aterrorizante no começo. Eu estava no banho e via todos aqueles fios de cabelo nas minhas mãos. Eu tremia de medo", disse Jada Pinkett Smith na época.

Ela decidiu raspar todo o cabelo em julho do ano passado, e contou com a ajuda da filha, Willow, no processo. Dias depois, Willow também raspou os cabelos durante uma performance ao vivo de sua música "Whip My Hair".

O diagnóstico de Jada é de alopecia areata, uma condição autoimune — ou seja, quando as células atacam o próprio organismo. A alopecia também pode ser causada por tração, quando os fios de cabelo são submetidos a uma tensão repetitiva.

Oscar 2022: Confira as fotos da premiação