'Mãos cheias de cabelo': o que Jada Smith já falou sobre a alopecia?
Chris Rock levou um tapa do ator Will Smith durante o Oscar 2022 após fazer uma piada sobre a aparência da mulher do ator, Jada Pinkett Smith.
Will, que venceu o Oscar de melhor ator pela atuação em "King Richard - Criando Campeãs", subiu ao palco e acertou o rosto de Chris Rock, momento que surpreendeu as pessoas que acompanhavam a cerimônia no Dolby Theatre.
A atriz sofre de alopecia, condição causada por uma doença autoimune. O problema no couro cabeludo pode gerar a perda de cabelo, assim como acontece no caso da artista.
Revelação em 2018
Jada falou pela primeira vez sobre a alopecia em maio de 2018. Ela afirmou estar passando por uma "experiência aterrorizante" no programa "Red Table Talk", apresentado por ela e com episódios divulgados no Facebook.
"Eu estava no chuveiro e percebi que estava com as mãos cheias de cabelo. Fiquei me perguntando: 'Meu Deus, estou ficando careca?'. Foi um daqueles momentos na minha vida em que eu estava literalmente tremendo de medo", contou.
Na época em que revelou estar com a doença, a atriz escondia as falhas no couro cabeludo com turbantes e lenços.
"Eu realmente tive que colocar isso em uma perspectiva espiritual, como o poder superior tira muito das pessoas. Há pessoas com câncer ou com filhos doentes", refletiu Jada sobre a doença.
Segundo Fernanda Nichelle, dermatologista de Porto Alegre (RS) que conversou com Universa, Jada sofre com a alopecia reata, que gera a queda dos fios em áreas circulares. Ela pode ser causa de várias outras doenças como, por exemplo, hipotireoidismo, lúpus ou diabetes. A atriz nunca deixou claro qual é seu caso.
Decisão de raspar os cabelos
Jada tomou a decisão de raspar os cabelos em julho do ano passado após sofrer constantemente com a perda de cabelos. A apresentadora contou aos fãs que enfrentaria a calvície de frente.
"Isso vai ser um pouco mais difícil de esconder, então eu pensei em compartilhar para que vocês não façam perguntas. Eu e essa alopecia seremos amigas, ponto final", afirmou no vídeo compartilhado no Instagram ao comentar a decisão.
Também na rede social, a mulher de Will Smith contou aos fãs que a decisão de raspar os cabelos foi inspirada na filha, a cantora Willow Smith.
"Ela me fez entender que era o momento de deixar ir", comentou. Dias depois, Willow também raspou os cabelos durante uma performance ao vivo de sua música "Whip My Hair".
Piada de Chris Rock
Durante a cerimônia do Oscar, Chris Rock brincou dizendo que Jada estava careca para estrelar "G.I. Jane 2", em uma referência ao que seria uma sequência do filme "Até o Limite da Honra", que em inglês tem o título "G.I. Jane". Na obra, Demi Moore está careca para viver a protagonista.
Smith não gostou da alfinetada, e subiu ao palco, agrediu o comediante de 57 anos e gritou, duas vezes: "Mantenha o nome da minha esposa longe da p*rra da sua boca".
Segundo o site "TMZ", Chris Rock não tinha conhecimento que a mulher de Will Smith estava com a cabeça raspada por consequência da alopecia.
Consequência da agressão
O conselho de administração da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas abriu uma investigação para analisar a agressão de Will Smith contra Chris Rock na 94ª edição do Oscar.
"A Academia condena as ações do Sr. Smith no evento da noite passada. Iniciamos oficialmente uma revisão formal sobre o incidente e exploraremos outras ações e consequências de acordo com nossos Estatutos, Padrões de Conduta e a lei da Califórnia", disse a Academia em nota divulgada na tarde de hoje.
O THR destacou que os conselheiros da alta cúpula da instituição estarão com o presidente David Rubin e o CEO Dawn Hudson para fazer uma revisão completa do caso para determinar se haverá sanções para o ator.
É considerado certo que Will Smith receberá alguma punição — como a suspensão de sua participação na Academia já que é um pedido de muitos conselheiros da entidade. Já a revogação de seu Oscar de melhor ator por "King Richard - Criando Campeãs" está descartado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.