Topo

Rainha faz 1ª aparição pública após meses e homenageia príncipe Philip

Rainha Elizabeth vai ao memorial em homenagem ao falecido marido, príncipe Philip - Frank Augstein - 12.out.2021/Reuters
Rainha Elizabeth vai ao memorial em homenagem ao falecido marido, príncipe Philip Imagem: Frank Augstein - 12.out.2021/Reuters

Colaboração para Splash, em São Paulo

29/03/2022 11h14Atualizada em 29/03/2022 11h20

A Rainha Elizabeth II, de 95 anos, compareceu, na manhã de hoje, a uma missa em Londres, na Inglaterra, para homenagear seu falecido marido, o príncipe Philip — que morreu em abril do ano passado. A aparição pública é a primeira em quase seis meses devido a problemas de saúde.

Segundo registro da "Sky News", a monarca foi vista chegando ao evento graças a ajuda do príncipe Andrew, seu segundo filho, além de fazer uso de uma bengala para se locomover. Ela se recusa a usar cadeira de rodas por 'superstição' relacionada a morte de sua irmã após aparecer em público com o meio de transporte.

O evento de homenagem foi realizado a Abadia de Westminsterm, local onde a Rainha Elizabeth se casou com o príncipe Philip. O marido da rainha morreu em 9 de abril, aos 99 anos, e apenas 30 convidados da família real foram autorizados a comparecerem ao enterro devido à pandemia.

Além de Elizabeth, o evento contou com as presenças ilustres do príncipe Charles e a mulher, Camila, o príncipe William e a mulher, Kate Middleton, e casais reais da Europa e Oriente Médio. Já Harry e Meghan não compareceram ao evento por não terem conseguido escolta policial no Reino Unido.

A saúde da rainha é motivo de preocupação desde outubro do ano passado. Ela chegou a ficar internada para 'investigações médicas' não detalhadas pelo Palácio de Buckingham.

No início do ano, Elizabeth, que está há 70 anos como rainha e completa 96 anos em abril, cancelou aparições públicas por ter testado positivo para covid-19 e precisou desmentir fake news sobre sua morte.