Tudo o que sabemos sobre o tapa de Will Smith em Chris Rock no Oscar 2022
O tapa de Will Smith em Chris Rock foi o momento mais marcante do Oscar 2022.
Desde então, muita coisa já aconteceu: pedidos de desculpas, abertura de investigação, opiniões dos bastidores... Se você não conseguiu acompanhar, calma! Reunimos tudo o que já sabemos sobre o caso.
Afinal, foi real?
Ao que tudo indica, sim! A princípio, o público ficou em dúvida se o tapa havia sido encenado ou se era real, mas alguns sinais apontam que foi espontâneo.
Primeiramente, os palavrões que Will soltou após o tapa, proibidos na televisão ao vivo nos Estados Unidos: "Mantenha o nome da minha esposa longe da p*rra da sua boca!". O fato de Denzel Washington e Tyler Perry terem ido acalmar Will Smith no intervalo também é um sinal de que a briga não foi planejada, assim como as lágrimas do ator.
Além disso, o climão parece ter se estendido aos bastidores: segundo fontes do site Hollywood Reporter, o empresário de Chris Rock, Jason Weinberg, ficou "atordoado" e foi convidado para uma conversa com representantes da polícia de Los Angeles.
As consequências para Will Smith
Por enquanto, Will Smith não terá problemas com a lei: Chris Rock escolheu não prestar queixa sobre o caso para a polícia.
Mas ele ainda pode enfrentar outras consequências, como não ser mais convidado para a premiação ou ter sua participação na Academia suspensa. Existe também a possibilidade de ele perder o Oscar de Melhor Ator que conquistou neste ano, mas é menos provável:
"Dentro do estatuto da academia existe essa possibilidade de ele perder o Oscar, mas eu não acho que isso vá acontecer porque tem o peso de ele ser um dos maiores astros do cinema no mundo", avalia o colunista de Splash Roberto Sadovski.
O conselho de administração da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas abriu uma investigação para analisar o caso.
Will Smith se desculpou?
Will Smith pediu desculpas a Chris Rock ontem em uma postagem no Instagram, em que disse que seu comportamento foi "inaceitável e imperdoável".
"Eu gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris. Eu saí do eixo e estava errado. Estou envergonhado e minhas ações não foram indicativas do homem que quero ser. Não há lugar para violência em um mundo de amor e bondade."
Em seu discurso ao receber o prêmio de Melhor Ator, Will Smith pediu desculpas à Academia e aos outros indicados — mas não a Chris Rock.
Por que a piada de Chris Rock foi ofensiva?
Em sua piada, Chris Rock comparou Jada Pinkett Smith à personagem de Demi Moore em "Até o Limite da Honra", porque as duas têm a cabeça raspada.
Jada sofre de alopecia, condição que causa queda capilar. Ela decidiu raspar os cabelos em 2021, após anos escondendo as falhas com lenços e turbantes. Em seu pedido de desculpas, Will Smith afirma: "Piadas sobre mim são parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada foi demais para mim, e eu reagi emocionalmente".
Essa não foi a primeira vez que Jada foi alvo de piadas ofensivas de Chris Rock: no Oscar de 2016, ele foi apresentador da cerimônia e ela ela foi um dos artistas que boicotaram a premiação em protesto contra a falta de diversidade na Academia. Em seu monólogo, ele a citou:
"Ela não é da televisão? Jada boicotar o Oscar é como eu boicotar a calcinha da Rihanna. Eu não fui convidado", disse o comediante, que também já se envolveu em polêmicas por piadas com outras pessoas.
Ao site TMZ, um amigo de Chris Rock afirma que ele não sabia da condição médica de Jada, e ficou "abalado e confuso" com o tapa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.