Topo

Vencedor do Oscar, 'CODA' é remake de filme francês: veja diferenças

Colaboração para Splash, em São Paulo

31/03/2022 14h29

O longa "CODA" ("No Ritmo do Coração") fez história ao ser a primeira produção distribuída por um serviço de streaming (Apple TV+ nos EUA, Prime Video no Brasil) a ganhar a estatueta de Melhor Filme no Oscar. O que nem todo mundo sabe é que a história é um remake de "La Famille Bélier", produção francesa de 2014.

O Splash Show de hoje (31) comenta as principais diferenças entre os filmes. "CODA" acompanha uma família de quatro pessoas, em que apenas a filha mais nova é ouvinte. Ruby (Emilia Jones) é cantora e estudante do ensino médio, mas precisa dividir o tempo entre os estudos e ajudar os pais e o irmão, surdos, com a pesca.

Em ambos os filmes, a família é de uma classe trabalhadora. No original, seus membros são donos de uma fazenda de gado. No remake, são pescadores.

Os dois filmes são muito parecidos e têm alguns posicionamentos de câmera semelhantes. O próprio produtor de 'La Família Bélier' sugeriu que houvesse um remake americano e a história traz pequenas diferenças, como as profissões. Renata Boldrini, da Ingresso.com.

Em ambas as produções, o filme fica sem áudio em alguns momentos para mostrar a perspectiva dos pais surdos assistindo à filha Ruby. Apesar disso, no original os atores não eram surdos de verdade, enquanto no remake sim.

Isso foi uma questão muito discutida na época do filme original. A sociedade surda da França fez um escarcéu com toda legitimidade porque deveria ter atores surdos no filme. Os que interpretaram os personagens levaram quatro meses para aprender a linguagem de sinais. Renata Boldrini

Troy Kotsur, que interpreta Frank no remake, também ganhou o Oscar de Melhor Ator e fez um discurso emocionante na linguagem de sinais. Ele foi o primeiro surdo a vencer essa categoria na premiação.

Outra diferença entre os filmes é que no original a questão da surdez é tratada como segundo plano, enquanto no remake tem mais destaque.

'CODA' tem uma vantagem que é a ideia mais sólida por trás da produção. A versão original destaca o amadurecimento da protagonista e a família surda está em segundo plano. Quando a versão americana traz isso para o primeiro plano, deixa o filme um pouco mais forte. Roberto Sadovski, colunista de Splash

'Splash Show com Zeca Camargo'

Apresentado por Zeca Camargo toda quinta e sexta, o "Splash Show" assume sua pegada mais pop, discutindo os assuntos que estão bombando nas séries, nos filmes e também na música. O programa vai ao ar às 13h no YouTube de Splash.