Topo

Will Smith deixa Academia antes de punição: 'Minhas ações foram chocantes'

Will Smith deu tapa em Chris Rock durante o Oscar 2022 - Brian Snyder/Reuters
Will Smith deu tapa em Chris Rock durante o Oscar 2022 Imagem: Brian Snyder/Reuters

De Splash, em São Paulo

01/04/2022 20h09Atualizada em 01/04/2022 22h20

Will Smith não faz mais parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Em comunicado divulgado hoje, o ator renunciou como membro da organização responsável pelo Oscar. No domingo (27), na 94ª edição do maior prêmio de cinema do mundo, ele deu um tapa ao vivo no humorista Chris Rock após piada sobre a sua mulher.

A Academia chegou a dizer que Will Smith se recusou a deixar o evento e que instaurou um "processo disciplinar" — as possíveis punições incluiriam "suspensão, expulsão ou outras sanções permitidas pelos estatutos e padrões de conduta". Porém, o ator decidiu sair da organização antes da conclusão do caso.

Em nota, ele ainda pediu desculpas para Chris Rock e aos espectadores, além de indicar que as ações foram "chocantes e imperdoáveis".

Respondi diretamente ao aviso de audiência disciplinar da Academia e aceitarei plenamente todas e quaisquer consequências pela minha conduta. Minhas ações na apresentação do 94º Oscar foram chocantes, dolorosas e imperdoáveis. A lista daqueles que machuquei é longa e inclui Chris, sua família, muitos dos meus queridos amigos e entes queridos, todos os presentes e o público global em casa disse Will Smith

A declaração do ator continua: "Eu traí a confiança da Academia. Privei outros indicados e vencedores de sua oportunidade de celebrar e ser celebrado por seu trabalho extraordinário. Estou de coração partido. Quero colocar o foco de volta naqueles que merecem atenção por suas realizações e permitir que a Academia volte ao incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema. Portanto, estou me demitindo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e aceitarei quaisquer outras consequências que o Conselho julgar apropriadas. A mudança leva tempo e estou comprometido em fazer o trabalho para garantir que nunca mais permita que a violência ultrapasse a razão."

O que isso significa? Fora da Academia, Will Smith não poderá ter acesso a exibições e eventos realizados pela organização; nem votar no Oscar. Entretanto, ele ainda pode ser indicado para a premiação — já que não ser um membro não é requisito para entrar na disputa — e, até a decisão final do alto escalão da Academia, não perderá o Oscar de melhor ator por seu papel em "King Richard: Criando Campeãs".

Vale ressaltar que o ator ainda poderá ser punido, caso a Academia julgue necessário ao avaliar a agressão. De acordo com o LA Times, as penalidades podem incluir:

  • Repreensão privada ou pública
  • Perda temporária ou permanente de privilégios para participar de eventos ou atividades da Academia -- o que ele já perdeu ao deixar a Academia
  • Perda temporária ou permanente de elegibilidade para receber, manter ou revogar prêmios e honras da Academia
  • Perda temporária ou permanente de elegibilidade para manter serviços da Academia e funções voluntárias.
  • Outras sanções que a Academia, a seu exclusivo critério, possa considerar apropriadas.

A piada

Durante a cerimônia do Oscar, Chris Rock brincou dizendo que Jada estava careca para estrelar "G.I. Jane 2", em uma referência ao que seria uma sequência do filme "Até o Limite da Honra", que em inglês tem o título "G.I. Jane". Na obra, Demi Moore está careca para viver a protagonista.

Smith não gostou da alfinetada, e subiu ao palco, agrediu o comediante de 57 anos e gritou, duas vezes:

"Mantenha o nome da minha esposa longe da p*rra da sua boca!"
Will Smith

Segundo o site "TMZ", Chris Rock não tinha conhecimento que a mulher de Will Smith estava com a cabeça raspada por consequência da alopecia.

Condição de Jada

A atriz e mulher de Will Smith, Jada Smith, tem alopecia, condição que causa queda capilar. Ela revelou a condição em 2018, quando ainda não tinha raspado os cabelos — na época, ela escondia as falhas no couro cabeludo com turbantes e lenços.

"Foi aterrorizante no começo. Eu estava no banho e via todos aqueles fios de cabelo nas minhas mãos. Eu tremia de medo", disse Jada Pinkett Smith na época.

Ela decidiu raspar todo o cabelo em julho do ano passado, e contou com a ajuda da filha, Willow, no processo. Dias depois, Willow também raspou os cabelos durante uma performance ao vivo de sua música "Whip My Hair".

O diagnóstico de Jada é de alopecia areata, uma condição autoimune — ou seja, quando as células atacam o próprio organismo. A alopecia também pode ser causada por tração, quando os fios de cabelo são submetidos a uma tensão repetitiva.