'Treta da goiabada' e debate sobre machismo agitam madrugada no 'BBB'
Os brothers do "BBB 22" (TV Globo) não estavam levando fé que o jogo da discórdia desta segunda-feira fosse render. Mas, ao longo da madrugada, as repercussões sobre a dinâmica semanal tomaram conta da casa. De treta sobre goiabada (e leite em pó!) a debates sobre machismo, veja o que rolou:
De centavos a milhões
No gramado da casa, os confinados precisavam escolher dois brothers diferentes para receber as seguintes placas: atitude de milhões ou atitude de centavos. Gustavo e Pedro Scooby foram eleitos os participantes com o 'jogo dos milhões', com duas citações cada. Já com três citações, Natália foi eleita a sister com o 'jogo dos centavos'.
Mas o clima esquentou mesmo no intervalo, quando Arthur Aguiar e Linn da Quebrada se desentenderam. O ator decidiu confrontar Lina após a sister debater com Paulo André, que disse que a cantora teve uma "atitude de centavos" no confinamento. Em sua rodada, Lina falou que o ex-Rebelde manifestou uma atitude negativa ao ficar descontente com seus aliados por cederem a liderança a ela.
Arthur e Linn debateram sobre o poder das expectativas que cada um cria no jogo - ainda repercutindo o fato dos brothers do quarto grunge terem cedido a liderança à cantora. Em sua resposta, o ator pediu sinceridade ao questionar se a sister ficaria feliz caso a situação fosse contrária, com suas aliadas cedendo a liderança para um "rival". "Talvez não fosse ficar feliz, mas ainda assim eu não teria criado um movimento, talvez", respondeu Lina.
"Não criei movimento nenhum, Lina. Não existiu um movimento. [...] É o lugar da fala que você coloca. É a mesma coisa que você fez com o D.G e tentou colocar, sim, uma roupa nele que não cabia. Em mim, nele e todo mundo. Essa é a verdade", reclamou o marido de Maíra Cardi.
"Esse jogo nunca foi uma disputa entre homens e mulheres. Esse argumento é tão não real que a gente chegou no top 10 com seis homens e quatro mulheres. [...] Não existiu esse movimento, nunca existiu". Arthur Aguiar
Gustavo e Douglas endossaram a fala do colega, dizendo que nada no reality aconteceu para sugerir uma disputa de homens contra mulheres. Lina permaneceu calada.
"Dentre o nosso grupo nunca existiu uma conversa de 'Nós vamos para cima das meninas'. Sempre foi entre quartos e entre grupos. Então não cabe. Ainda mais que esse assunto é muito sério, muito delicado, e ele é importante de ser falado quando ele acontece, não quando ele não acontece", concluiu o ator.
A treta sobre comida "veio aí"
Durante a dinâmica, Gustavo e Natália trocaram farpas por conta de banhos demorados e dos mantimentos da casa - incluindo a goiabada da xepa, que virou alvo de disputa. O curitibano pontuou episódios em que, na sua opinião, a sister não pensou na coletividade da casa - relembrando, também, a briga sobre o gasto excessivo de água na madrugada de domingo.
"Quando falei da água, não fui o primeiro. [...] Teve outras situações... Goiabada da Xepa. Teve semana que não comi", reclamou Gustavo.
"É só eu que como?", disparou Natália.
"Não, mas é a que pega a fatia maior. Outro dia, pegou a banana e enfia dentro do leite em pó". Gustavo rebate Natália sobre comida na casa.
Machismo ou não?
Ao fim do jogo da discórdia, o grupo da "Disney", Gustavo e Eliezer iniciaram um debate sobre machismo — encabeçado pelo ex-Rebelde e o surfista. Após o marido de Maíra Aguiar pontuar algumas mudanças nos comportamentos dos homens na atualidade, Scooby decidiu opinar sobre a temática.
"A gente tá num momento do mundo de desconstrução, tá ligado? O que foi construído errado. Às vezes, tem umas palavras usadas, que tipo, mano... Não é o lugar", iniciou.
A gente vive num mundo de desconstrução onde existe muita lacração. Pessoas que se aproveitam de causas muito nobres pra colocar uma pessoa num lugar que, às vezes, não é o lugar"
Pedro Scooby
"Mas elas perdem força quando você coloca num lugar que não cabe, mano", rebateu Arthur.
"E dá margem pros c*zões, pras pessoas otárias desvalorizarem. Chama de 'mimimi', chama de vitimismo", pontuou D.G.
Scooby, então, complementou que os meninos já teriam sido eliminados do programa caso tivessem agido de forma ofensiva contra as mulheres, como em outras edições do programa. "Eu já fui pro paredão, D.G já foi, P.A já foi, Arthur já foi, Gustavo... Se isso fosse verdade, já teriam tirado a gente", concluiu o surfista,
Em seguida, foi a vez de Arthur dar o seu ponto de vista sobre o tema.
"A gente vive numa sociedade machista, a gente foi criado por pessoas muito machistas, querendo ou não, convivendo... E a gente luta diariamente para ser diferente". Quando as pessoas dizem que estamos fazendo algo que não estamos fazendo, é bizarro. É uma luta de desconstrução
Finalizando, o ex-Rebelde pontuou que a comédia "Sai de Baixo" (Rede Globo) jamais seria exibida atualmente por conta das mudanças de postura na sociedade.
'Sai de Baixo' não poderia existir nos dias de hoje
Arthur Aguiar
Favoritismo em pauta
Em bate-papo com Natália antes de dormir, Eliezer refletiu sobre quem seriam os favoritos da edição - em outras ocasiões, eles já conversaram sobre um possível favoritismo de Arthur Aguiar, brother que lidera a enquete de popularidade do UOL.
"O programa já está ganho, né?"
Eliezer sobre favoritismo no 'BBB 22'
"Não quero pensar assim, não...", respondeu Natália.
"Também não quero, mas você vê que nas atuais circunstâncias tudo leva a crer", continuou Eli. "Eles não tiveram nenhuma, nenhuma eliminação em três meses de programa. Em todos os paredões que a Jessi e que a Lina foram tinha um de nós, do lollipop".
Quem você quer mandar para o quarto secreto do 'BBB 22'?
Enquete encerrada
Total de 214675 votosVeja agora: 'Realities - O Brasil na TV'
A gente já conversou com os ex-BBBs arrependidos, com os que causaram polêmica e agora, em "Realities - O Brasil na TV", documentário em três episódios produzido por Splash e MOV.doc, contamos os primórdios e os bastidores dos reality shows no Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.