Topo

Com Irandhir Santos, 'A Mesma Parte de um Homem' debate solidão e feminismo

"A Mesma Parte de um Homem", filme com Irandhir Santos - Reprodução
'A Mesma Parte de um Homem', filme com Irandhir Santos Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

08/04/2022 10h42

Prestes a retornar para "Pantanal" como o personagem José Lucas de Nada, Irandhir Santos chega aos cinemas com o filme "A Mesma Parte de um Homem". Dirigido e coescrito por Ana Johann, o filme aborda temas como solidão e desejo.

A história gira em torno de uma mulher, Renata, que vive isolada no interior com sua filha adolescente, Luana, e o marido, Miguel. Para ela, o medo é um sentimento habitual, que faz parte de sua rotina. As coisas mudam com a chegada de um homem desconhecido, que desperta novos desejos em Renata e causa o desaparecimento de seu marido.

No elenco, além de Irandhir interpretando o homem desconhecido, temos as atrizes Clarissa Kiste no papel de Renata e Laís Cristina vivendo sua filha adolescente.

Além de tratar questões como os papéis de gênero e as tensões familiares que perpetuam de forma geracional, o filme também discute a submissão da esposa, seu empoderamento e um potencial de rebeldia.

Neste sentido, a convivência de mãe e filha com este homem violento que veio de fora faz as duas questionarem o significado desta relação, e até mesmo cogitarem uma nova dinâmica familiar.

Para a diretora, "o filme também fala de papéis construídos pela sociedade do que é ser homem, do que é ser mulher. Enquanto roteirista, posso sacudi-los."