'Pantanal': conheça a história real de Matí, onça que brilhou na novela
Todo mundo se impressionou ao ver Maria Marruá se transformando em onça para proteger sua filha Juma do ataque de uma sucuri em "Pantanal". Mas se Juliana Paes conseguiu brilhar na cena, o que dizer de Matí, a onça-pintada que também provou ser uma atriz de peso, parecendo um animal raivoso na novela?
A verdade é que, na vida real, Matí é uma onça dócil de apenas três anos de idade. Hoje, ela está sendo criada no Instituto NEX, que resgata, reabilita e abriga onças há 21 anos, com sede no estado de Goiás. No entanto, ela nasceu em outro lugar.
Segundo Leandro Silveira e Anah Jacomo, Matí é cria do Instituto Onça Pintada, organização fundada por eles em 2002 para promover a conservação da espécie.
Em publicação feita no Instagram do Instituto, Anah Jacomo conta que Matí é considerada "uma história de sucesso do criadouro". Por ser conservacionista, a organização tem objetivo de gerar animais saudáveis através da reprodução e, assim, manter a espécie.
Leandro e Anah contam que Matí é filhote de duas onças do IOP, Xavante e Pantera. "Em 2021, ela foi destinada ao criadouro NEX, com a finalidade de ser uma fêmea reprodutiva e continuar contribuindo para a conservação da espécie em cativeiro", afirma ela no vídeo.
Eles contam que é esse o motivo por que Matí é um animal dócil. "Como os animais do criadouro ficam em cativeiro, não há interesse de ter animais agressivos", afirma Leandro. "Por isso, eles são manejados desde filhotes, e isso acaba contribuindo para o sucesso reprodutivo, devido à carga de estresse menor."
Outra versão
No entanto, em entrevista ao Gshow, representantes do Instituto NEX afirmam que o felino é um caso de sucesso do resgate de animais órfãos.
"Matí é hoje a embaixadora da nossa causa. Ela perdeu sua liberdade quando ainda era um filhote. Como perdeu a mãe, foi cuidada por humanos e acabou perdendo o seu instinto selvagem", afirma Daniela Gianni, coordenadora de Projetos e Atividades do instituto, à publicação.
Segundo o NEX, a onça foi encontrada sozinha e resgatada em uma rodovia quando ainda era um filhote. Ela teria crescido cercada de humanos e hoje, sente-se tranquila perto das pessoas. Isso impossibilitaria sua soltura na natureza. mas também torna possível sua participação na novela.
"Com esse convite da Globo, tivemos a oportunidade de transformar algo triste em algo positivo para a espécie. Foi pela docilidade da Matí e seu temperamento mais calmo, que a escolhemos para representar a força da natureza na novela", completa Daniela.
Juliana Paes também deu mais detalhes de como foi contracenar com Matí para a novela. "A gravação com a onça foi diferente porque nós tivemos interação com a Matí. Foi cercada de protocolos e muito cuidado para não estressar o animal. A emoção com a onça foi a emoção de criar um contato íntimo com o bicho através do olhar", explica. A proximidade entre as duas na cena, porém, foi feita através de computação gráfica e efeitos visuais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.