Calor, fala cortada e quase tragédia: os bastidores de 'Impacto Profundo'
Atração de hoje da "Sessão de Sábado" na TV Globo, o drama "Impacto Profundo" foi lançado em 1998 e traz a história do que acontece quando um cometa está prestes a se chocar com a Terra.
O elenco é formado por atores como Morgan Freeman (na pele do Presidente Beck), Robert Duvall, Elijah Wood e James Cromwell. Na história, o governo estadunidense tenta esconder a iminente tragédia, mas uma repórter revela a verdade e obriga as autoridades a contarem qual é o plano para salvar o planeta.
Marco entre os filmes-tragédia, o longa ganhou diversos prêmios nos segmentos de ficção científica.
Veja abaixo algumas curiosidades dos bastidores.
- Uma fala foi editada durante a cena da coletiva de imprensa do presidente. Quando o presidente Beck diz "A vida continua, nós iremos prevalecer", ele originalmente continuaria a frase com "Isso não é o armagedom". No entanto, os produtores perceberam que o filme iria competir nas bilheterias com o drama "Armagedom" (1998).
- No início do filme, o Dr. Wolf está usando o computador, e na tela surge a data 10 de maio de 1998. Este é o dia do lançamento do longa nos cinemas.
- Um dos astrônomos morre em um acidente de carro depois de descobrir o cometa. Isso é baseado na história real do australinao Eugene Shoemaker, que morreu após ajudar a descobrir um cometa que colidiu com Júpiter em 1994.
- O ator Morgan Freeman queria que o seu personagem, o presidente Beck, usasse um brinco. A diretora Mimi Leder, no entanto, rejeitou a ideia.
- Um dos oficiais da NASA no filme é interpretado por Gerry Griffin, ex diretor de voos da NASA que comandou a missão Apollo 12.
- Pouco antes do lançamento do filme, astrônomos anunciaram que o asteróide 1997 XF11 iria colidir com a Terra em 26 de outubro de 2028. Isso aumentou a venda de ingressos para "Impacto Profundo". Logo depois do lançamento, os astrônomos disseram que o cometa erraria a Terra por 965 mil quilômetros.
- O ator Jon Favreau disse que gravar nas roupas de astronautas era extremamente incômodo e, durante os intervalos, os atores ficavam pendurados por cabides do lado de fora dos estúdios, para tomarem ar.
- Steven Spielberg inicialmente se interessou em dirigir o filme, mas permaneceu apenas como produtor executivo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.