Além de Will Smith: banidos do Oscar vão de pirataria a crimes sexuais
Ontem, Will Smith foi banido por 10 anos de qualquer evento organizado pela Academia do Oscar, após dar um tapa ao vivo no humorista Chris Rock por piada sobre a sua mulher. Isso significa que o ator continua com o seu prêmio, recebido na edição deste ano, e ainda pode concorrer a outras estatuetas. A única questão é que ele está banido de colocar os pés em qualquer evento relacionado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Embora seja rara, a decisão de expulsar um membro da Academia não é inédita. Além do ator, outros nomes como Harvey Weinstein e Bill Cosby também acataram a decisão. Confira:
Carmine Caridi
O ator Carmine Caridi, que teve um papel em "O Poderoso Chefão Parte II", foi a primeira pessoa a ser expulsa da Academia, em 2004. Ele foi expulso pela violação de direitos autorais, quando foi pego ao fornecer cópias de divulgação de filmes a um homem ligado à pirataria.
Harvey Weinstein
Apesar de não ter seu Oscar revogado após se envolver em um escândalo de assédio e abuso sexual em 2017, o produtor Harvey Weinstein foi expulso da Academia, que chamou suas ações de "repugnantes, abomináveis e antitéticas aos altos padrões da academia e a comunidade criativa que representa."
Bill Cosby
O ator e comediante Bill Cosby foi expulso da Academia em 2018. Na época, ele foi condenado por estupro após drogar Andrea Constand, ex-gerente de operações do departamento de esportes da Temple University, em sua casa, em 2004. O artista foi denunciado por 50 mulheres.
Roman Polanski
O diretor Roman Polanski foi expulso ao mesmo tempo que Bill Cosby. Dono de um Oscar por "O Pianista" (2003), ele foi condenado por estupro de uma menor de idade nos anos 1970.
Adam Kimmel
A expulsão mais recente antes de Will Smith foi a do diretor de fotografia Adam Kimmel, também por um histórico de crimes sexuais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.