Menina de 7 anos é 1ª nordestina candidata do Brasil no Mini Miss Universo
Bailarina, modelo, futura pediatra. É assim que se descreve Sofia Moraes nas redes sociais, monitorada por adultos. Com apenas sete anos, ela já conquistou dois títulos em concursos de miss para o público infantil: Mini Miss Piauí 2021 e Mini Miss Brasil 2022. O mais recente veio em março, no Concurso Pequena Miss Brasil, realizado em Curitiba. O próximo desafio será no Mini Miss Universo 2023, em Cartagena das Índias, na Colômbia.
"A Sofia sempre quis desfilar. Então nós a colocamos em uma agência de modelos de Teresina e na agência havia outras garotas que já tinham participado do Mini Miss Piauí. Então na agência surgiu a ideia de inscrevê-la no concurso infantil. E a Sofia começou a conhecer o Mundo Miss e se apaixonou", afirma a tia, Germana Moraes, em entrevista a Splash.
"Fiz várias amigas, o concurso foi bem legal. Fui muito divertido, fui para a casa das X [idealizada pela Xuxa Meneghel, em Curitiba], andei de limousine", confessa ainda Sofia, em conversa com a reportagem através de áudios no WhatsApp após chegar da escola.
Trabalhando como modelo e Mini Miss Brasil há 3 semanas, ela já colhe frutos: "As pessoas me reconhecem, pedem para eu tirar foto. [Hoje] Faço trabalho para uma loja de Teresina, porque sou blogueira".
A conquista
Sua vitória no Mini Miss Brasil veio após trabalho com equipe de cerca de dez pessoas que vai de coordenador a fotógrafo e designer de vestidos.
E, se concursos de beleza adultos costumam gerar debates sobre exposição de corpos femininos e critérios ultrapassados — apesar de algumas mudanças como o Miss Alemanha, cuja a última vencedora foi a brasileira de 37 anos, Domitila Barros —, a tia Germana garante que nos infantis prevalece a diversão.
"Os concursos infantis são uma diversão para as crianças, onde as crianças brincam e fazem novas amizades. A parte da produção fica por conta da família, então isso permite com que a criança continue com a rotina leve dela", explica a madrinha, afirmando que a viagem até o concurso nacional em Curitiba foi a primeira que Sofia fez de avião.
O coordenador estadual da Mini Miss, Ronald Rocha, concorda com Germana e complementa: "Os concursos infantis servem para tirar as crianças mais do mundo da timidez e também para explorar seus talentos, pois concurso não é só ter beleza e sim um conjunto. [E claro] sempre com diversão e sem tirar a essência da criança".
A família ficou tensa nos dias anteriores ao concurso, principalmente por se tratar da primeira experiência que a pequena Sofia teve em uma competição nacional. Porém, Germana disse que eles estavam confiantes com a preparação feita e afirma que as motivações da menina entrar em concursos de beleza tão nova vão além da competição em si.
"Nós da família acreditamos que através do concurso a Sofia pode fazer novas amizades, conhecer novos lugares e novas culturas. Surgiu na Sofia o interesse de estudar novos idiomas como o inglês e o espanhol. Então acreditamos que o concurso vai trazer muitos benefícios para o crescimento dela como pessoa."
Feito inédito e próximos passos
"Sofia Moraes é a primeira piauiense e nordestina a participar do Mini Miss Universe. [...] Desde 2017 ele vem sendo realizado com crianças de todo o mundo, sendo uma das franquias mais importantes das competições internacionais infantis", destaca o coordenador do Mini Miss Piauí, Ronald Rocha.
Com vontade de ser miss adulta quando crescer, mesmo muito nova Sofia já pretende cursar medicina quando terminar o ensino médio. Para a família, as duas carreiras são incertas, mas possíveis de serem conciliadas.
"Ainda é cedo para dizer se ela vai querer seguir na carreira miss quando adulta. Mas acredito que teria como conciliar as duas carreiras sim. Temos como exemplo uma Miss Piauí que é médica. Nossa família sempre apoiará a Sofia na decisão que ela tomar", ressalta Germana.
A pequena Sofia vai em busca do título inédito do Brasil no concurso sediado na Colômbia em 2023, ainda sem data, após o país ter sido vice em 2021 com a sul-mato-grossense Ana Carolina Leite. Se depender de inspirações de misses adultas, sua conta no Instagram já segue a Miss Colômbia e Vice-Miss Universo 2015, Ariadna Gutiérrez; e também a indiana Harnaaz Kaur Sandhu, atual Miss Universo.
Estou muito feliz em ser a Mini Miss Brasil e vou representar o Brasil no Mini Miss Universo, na Colômbia. [...] Sou nordestina, vou atrás dos meus sonhos e nunca desisto Sofia Moraes, Mini Miss Brasil 2022 rumo ao Mini Miss Universe 2023
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.