Cartaz de peça de 'Via Sacra' vira polêmica com fotos de modelos: 'Maldoso'
A divulgação da tradicional peça "A Paixão de Cristo - A Via Sacra do Piauí", no bairro Monte Castelo, em Teresina, virou polêmica. O fato aconteceu após a pasta de Cultura da Prefeitura compartilhar o cartaz de divulgação que mostrava Jesus Cristo, interpretado pelo ator Jesus Carvalho, ao lado de modelos com vestido de gala e decotes, em fotos produzidas para ensaios fotográficos. O post foi apagado recentemente após críticas.
"Esse cartaz já está há dois meses sendo divulgado nas nossas redes sociais, compartilhado pelos nossos atores. E a prefeitura de Teresina é parceira da gente, ela divulgou. Nós temos vários tipos de mídias, esse é um dos cartazes", explica Rodervaldo Medeiros em entrevista a Splash, acrescentando que foram feitos vários materiais.
O produtor do espetáculo afirma que as críticas foram feitas por "algumas pessoas de coração maldoso" e que não abala a imagem e a tradição da peça, que completa 37 anos e está na sua 36ª edição.
"A questão [do cartaz] ser postado na rede social da Prefeitura e ter sido retirado, é porque algumas pessoas de coração maldoso 'maldaram' a questão do cartaz. Mas isso em nada muda o nosso posicionamento, em nada muda nossas parcerias, em nada muda o nosso jeito de fazer o espetáculo, afinal de contas, o espetáculo já está há 37 anos e não é um cartaz que vai abalar a imagem", declara.
As modelos em destaque no cartaz de divulgação, principal alvo das críticas por estarem com "decote", são misses no Piauí: Cecília Almeida, Miss Brasil Intercontinental 2022, que faz o Demônio; Emylle Costa, Miss Beleza do Piauí 2022, intérprete de Cláudia; e Gaby Lacerda, Miss Piauí Universo 2021 e Vice-Miss Brasil 2021, no papel de Salomé. Também aparece a atriz Pillar Costa, que faz Maria Cleofas.
"As pessoas maldam tudo que veem, é uma montagem, e essas fotos são fotos antigas, fotos que a organização do evento pegou e colocou lá. E sem nenhum intuito de 'sexualizar' a peça", ressalta Cecília Almeida.
Com menos destaque há a presença de Francisco Carvalho (João Batista) e Roberto Rowntree (Pilatos). "A ideia de colocar a foto das pessoas é justamente para retratar que são personalidades a nível nacional, que vão enaltecer mais o espetáculo", pontua Rodervaldo, afirmando que os atores, que irão do Rio de Janeiro e São Paulo, abriram mão dos cachês.
A peça, dividida em três atos, iniciou ontem. Quem estiver em Teresina ainda pode conferir hoje a amanhã no Espaço Cultural Prof. Wall Ferraz. Também há transmissões ao vivo nas redes sociais pelo @paixaodecristogtmc no Instagram e pelas TV Assembleia e TV Antares.
Pasta da prefeitura fala em 'erro'
Procurada por Splash, a Prefeitura de Teresina, por meio da assessoria de comunicação da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, informou que a imagem não chegou a ser publicada nas redes sociais da prefeitura ou no site.
"Foi postado apenas nas redes sociais da Fundação e em seguida apagada em respeito às pessoas que se sentiram ofendidas", disse a Fundação, por e-mail.
Por meio de nota, o órgão reforçou que a peça é realizada pelo Grupo de Teatro do bairro Monte Castelo e que "apesar do erro no cartaz" — sem explicitar qual erro seria —, o apoio ao grupo teatral é devido a sua grande importância para a capital piauiense.
Confira a nota na íntegra.
A Prefeitura de Teresina informa que a peça "Via Sacra da Paixão de Cristo" é realizada pelo Grupo de Teatro do Bairro Monte Castelo. A Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FMC) é apenas uma das apoiadoras do evento, juntamente ao Governo do Estado do Piauí.
Toda a parte de publicidade do evento foi produzida pelo Grupo de Teatro que realiza o evento. A prefeitura reforça o seu compromisso e apoio para a arte e a cultura da cidade.
Vale lembrar que o evento não é da Prefeitura de Teresina, apenas estávamos apoiando esse tradicional grupo cultural, que apesar do erro no cartaz, tem uma grande importância para o município.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.