Topo

Maria Fernanda Cândido conta como foi parar em 'Animais Fantásticos 3'

Filipe Pavão

De Splash, no Rio

15/04/2022 04h00

Depois de muita espera dos fãs do universo bruxo, "Animais Fantásticos: os Segredos de Dumbledore" chegou aos cinemas ontem (14). O terceiro filme da franquia, que se passa décadas antes da história de Harry Potter, traz uma surpresa aos fãs brasileiros: a participação de Maria Fernanda Cândido como Vicência Santos.

Em papo com Splash, no Parque Lage, Zona Sul do Rio, local de uma das cenas do filme, Maria Fernanda relembra os desafios de gravar a história durante o auge da pandemia na Europa. Para ela, que tem 47 anos de idade e quase 35 de carreira, foram momentos desafiadores.

A gente esteve junto agora em Londres e todo mundo comentou como a gente tinha sentimento de realização e vitória por fazer esse filme no auge da pandemia... A gente viveu momentos de demonstração de resiliência mesmo.

"Uma das cenas mais importantes da Vicência Santos aconteceu e a gente precisou interrompê-la por conta de protocolo de segurança. Essa cena ficou em suspensão durante dias e dias. Depois de uma semana, fui retomá-la e continuar daquele momento em que a gente parou. São situações desafiadoras que você enfrenta e nunca esquece", lembra.

Maria Fernanda Cândido como Vicência Santos em pôster do filme 'Animais Fantásticos'  - Divulgação - Divulgação
Maria Fernanda Cândido como Vicência Santos em pôster do filme 'Animais Fantásticos'
Imagem: Divulgação

Mas os desafios começaram bem antes, ainda no teste de elenco, que foi remoto. Vivendo na França com o marido, o empresário Petrit Spahija, ela teve a ajuda dos filhos — Thomas (16) e Nicolas (13) — para gravar o vídeo e enviar à produção. O convite para o teste chegou por meio da agente europeia de Maria Fernanda.

"Um belo dia ela me telefonou e tinha chegado um teste para mim, um teste para a Maria Fernanda. Ela não sabia o projeto porque era confidencial, mas entendia que era uma coisa grande e importante. Me pediu para fazer o teste e eu fiz. Era na época do auge da pandemia, então, tive que fazer sozinha dentro de casa, pedir ajuda aos meus filhos, meu marido. Aí, a gente entregou em uma uma segunda-feira, na terça a noite chegou a resposta de que a personagem era minha", recorda.

Naquele momento, ela ainda não sabia que se tratava de "Animais Fantásticos". O nome do filme só foi revelado após a assinatura do contrato e de cláusulas de confidencialidade. Os filhos de Maria Fernanda, claro, ficaram "felicíssimos" ao saber que a mãe estaria na produção.

"Na infância deles, a gente assistiu os 'Animais Fantásticos' no cinema. Então, era um universo que eu conhecia. Agora, fãs absolutos são eles, que conhecem os personagens e as histórias. Ficaram muito felizes quando eu disse que ia fazer esse filme", diz.

Quem é Vicência Santos?

Na história, Vicência é a Ministra da Magia dos Estados Unidos do Brasil e concorre ao cargo de Chefe Suprema da Confederação Internacional dos Bruxos. Essa eleição pode mudar o rumo do mundo bruxo.

"É uma participação especial. São poucas cenas, não falo muito, porém, ela tem uma função, uma presença forte. Então, procurei estudar todos os outros personagens, tudo o que estava acontecendo em volta para entender o porquê da presença dela ali. Um trabalho de coadjuvante. Ele é aquele que observa, que está presente, não é o que está conduzindo a ação, mas é o que reage ao que estão fazendo. Eu adoro esse tipo de trabalho, inclusive, me dá muito prazer de fazer", conta.

Maria Fernanda Cândido e o marido, Petrit Spahira, em Paris - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Maria Fernanda Cândido vive em Paris com o marido, Petrit Spahira
Imagem: Reprodução/Instagram

O terceiro filme mostra a união do professor Alvo Dumbledore (Jude Law) ao magizoologista Newt Scamander (Eddie Redmayne) e suas criaturas fantásticas para deter o mago das trevas Gellert Grindelwald (Mads Mikkelsen) e sua legião de seguidores.

"O tema central do filme traz dois pensamentos: que exista um grupo superior e outro grupo que pensa diferente, que as pessoas (bruxos e não-bruxos) podem viver em harmonia e igualdade. Uma forma de governar mas totalitária e a outra mais democrática", explica.

Maria Fernanda não sabe se Vicência vai continuar nos próximos filmes da saga, que já tem mais duas produções confirmadas, mas espera que ela siga com ideais democráticos ao assumir o poder.

"A Vicência dá sinais muito claros de que está mais alinhada com o pensamento democrático, com esse jeito democrático de governar. Ela demonstra isso através de algumas atitudes, não vou dar o spoiler, mas a gente vai percebendo que ela tem essa maneira de pensar... Esperaria que ela seguisse essa linha e, principalmente, como mulher no poder, possa, de fato, trazer uma nova forma de governança para o mundo", conta.

https://www.instagram.com/p/CZQJB7MK54A/?utm_source=ig_web_copy_link - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Maria Fernanda Cândido já atuou em produções internacionais
Imagem: Reprodução/Instagram

Outros projetos

Não é o primeiro projeto internacional de Maria Fernanda. Ela já gravou produções da Itália e França. Além de divulgar "Animais Fantásticos", atualmente, está gravando um projeto da TV Cultura que homenageia os 200 anos da independência brasileira, sob o ponto de vista dos povos originários. Na sequência, viaja a Paris, onde vai fazer um monólogo com a pianista Sonia Rubinsky.

"Que me interessa de verdade são os bons projetos, independentemente se esse projeto vai acontecer no Japão, no Brasil, na Europa, não importa. O que importa é o texto, a obra, a história, a personagem e os realizadores", pondera.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado na versão inicial do texto, o Brasil completa este ano 200 anos da independência, e não da proclamação da república. O conteúdo foi corrigido.