Topo

Maria Fernanda Cândido: 'É um momento para pensar o que significa o voto'

Filipe Pavão

De Splash, no Rio

15/04/2022 04h00

Representante brasileira em "Animais Fantásticos: os Segredos de Dumbledore", a atriz Maria Fernanda Cândido dá vida a Vicência Santos, Ministra da Magia nos Estados Unidos do Brasil e candidata ao cargo de Chefe Suprema da Confederação Internacional dos Bruxos.

Assim como no filme, o país também vai passar por eleições neste ano e vai eleger um novo presidente ou optar pela reeleição de Jair Bolsonaro (PL). Apesar de não ser uma metáfora, Maria Fernanda pensa que o filme pode trazer reflexões sobre a atualidade e um ano eleitoral por mostrar grupos que pensam diferente sobre poder: "uma forma de governar mas totalitária e a outra mais democrática".

"O filme não é uma metáfora, ele foi escrito há muito tempo atrás. Mas se a gente pensar em toda literatura, filosofia... A arte bebe da própria realidade, se alimenta da própria vida. De uma maneira ou de outra, esses temas todos reverberam e ressoam em nós. Eles falam de nós mesmos, da vida, da existência humana", diz.

"O filme traz uma mensagem importante de sensibilidade e de humanidade. E que vai ter sim uma ressonância muito forte nesse nosso momento, nesse mundo contemporâneo", completa a atriz de 47 anos.

Como cidadã, o que Maria Fernanda espera das eleições no Brasil?

"Que o Brasil possa, de fato, olhar para si mesmo, se reconhecer, perceber aquilo que é precioso em nós, o quanto somos fortes e temos potência. É um momento importante para a gente pensar como cidadãos o que significa o voto, o que significa nossa participação no momento do voto, inclusive, para os jovens. Quem tem 16 anos já pode correr para tirar o título, participar das eleições e fazer dessa hora um momento positivo para o nosso país", opina.