Topo

Transfobia, ator preso e agressão: os cancelados de 'Animais Fantásticos'

Johnny Depp saiu do elenco de "Animais Fantásticos e os Segredos de Dumbledore" - IMDB
Johnny Depp saiu do elenco de 'Animais Fantásticos e os Segredos de Dumbledore' Imagem: IMDB

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

16/04/2022 04h00

"Animais Fantásticos e os Segredos de Dumbledore" chega aos cinemas nesta quinta-feira trazendo aos fãs de Harry Potter o terceiro longa da franquia derivada da saga do menino bruxo. No entanto, o lançamento do novo capítulo contou com algumas polêmicas envolvendo o elenco e também a produção do filme.

O segundo filme de "Animais Fantásticos" estreou 2018 e desde então muita coisa aconteceu. Para te deixar por dentro de todos os detalhes, Splash explica abaixo as polêmicas que envolvem o longa.

Johnny Depp

"Animais Fantásticos e os Segredos de Dumbledore" conta com um novo nome no elenco: Mads Mikkelsen. O renomado ator entrou na franquia para viver o vilão Grindelwald, personagem, até então, interpretado por Johnny Depp.

A troca de atores para viver o bruxo foi anunciada em 6 de novembro de 2020, quando Depp publicou um anúncio em seu Instagram pessoal falando sobre a decisão da Warner Bros — estúdio responsável pela franquia Harry Potter — de retirá-lo do longa.

Mads Mikkelensen entrou no lugar de Johnny Depp no filme - Divulgação/ Warner - Divulgação/ Warner
Mads Mikkelensen entrou no lugar de Johnny Depp no filme
Imagem: Divulgação/ Warner

"Quero avisá-los que a Warner Bros. pediu que eu me desligasse do meu papel de Grindelwald em 'Animais Fantásticos' e eu respeitei e concordei com o pedido", escreveu ele à época. Na carta aberta, ele diz que gostaria de fazer uma declaração "em decorrência dos eventos recentes", provavelmente se referindo ao fato de que, dias antes, Depp perdeu o processo que movia contra um tabloide inglês que o chamou de "espancador de esposa", em referência aos casos de violência doméstica relatados pela ex-companheira, a atriz Amber Heard.

A polêmica data de 2016, quando Heard entrou com uma ordem de restrição contra Johnny Depp, alegando que sofria abusos por parte do então marido. Em audiência, ela afirmou que foi agredida pelo ator no dia de seu aniversário de 30 anos. "Acordar no meu 30º aniversário coberta por vidro, fiquei de coração partido", relatou.

Eles se separaram um mês depois que Heard diz ter sido agredida, em maio de 2016. No ano seguinte, com o divórcio finalizado, a atriz retirou as acusações contra ele como parte do acordo.

Johnny Depp usa bandana no rosto ao chegar para audiência em Londres - Getty Images - Getty Images
Johnny Depp usa bandana no rosto ao chegar para audiência em Londres sobre o caso de abuso relatado por ex-esposa
Imagem: Getty Images

O casamento dos dois terminou um mês depois dessa agressão, no dia 23 de maio de 2016. Em 2017, o divórcio foi finalizado e ela retirou as acusações como parte do acordo. Amber Heard foi em audiências com machucados no rosto e afirma que o ex-marido a feriu ao jogar um celular em sua face. Já Johnny Depp nega todas as acusações e diz que foi agredido por Heard, a quem ele chama de "mentirosa compulsiva" e uma pessoa violenta.

J.K. Rowling

Os posicionamentos da autora dos livros do menino bruxo causam polêmicas há um tempo. Um dos primeiros eventos que chamou a atenção aconteceu quando a escritora defendeu a escolha de Johnny Depp para interpretar Gellert Grindelwald em "Animais Fantásticos e Onde Habitam", quando ele já tinha sido denunciado por Amber Heard por agressão.

Além disso, ela causou outra polêmica em junho de 2020, quando escreveu em seu Twitter sobre um artigo que usava a expressão "pessoas que menstruam". A escritora zombou por não usar a palavra "mulheres".

J.K. Rowling, autora da franquia 'Harry Potter', está envolvida em polêmicas - Divulgação - Divulgação
J.K. Rowling, autora da franquia 'Harry Potter', está envolvida em polêmicas
Imagem: Divulgação

Após receber diversos ataques em decorrência da publicação, J.K. se explicou: "Eu conheço e amo pessoas trans", disse, e foi além ao dizer que tem "empatia por pessoas trans há décadas". No entanto, a escritora também criticou fortemente o uso de hormônios em cirurgias em jovens: "muitos, inclusive eu, acreditam que estamos assistindo a um novo tipo de terapia de conversão para jovens gays, que estão sendo colocados em um caminho vitalício de medicação que pode resultar na perda de sua fertilidade e/ou função sexual plena".

Com tantas polêmicas e boicote por parte dos fãs, J.K. não participou do especial de 20 anos de Harry Potter.

Ezra Miller

O ator que vive Credence Barebone em "Animais Fantásticos" se envolveu em polêmicas mais recentemente. Na madrugada do dia 29 de março deste ano, ele foi preso depois de causar uma confusão em um bar no Havaí, nos Estados Unidos.

Ezra Miller foi preso no final de março - Getty Images - Getty Images
Ezra Miller foi preso no final de março
Imagem: Getty Images

Segundo relatório da polícia, ele "ficou agitado quando clientes do bar começaram a cantar no karaokê", e depois "começou a gritar obscenidades e, em determinado ponto, tirou o microfone das mãos de uma mulher de 23 anos que estava cantando. Mais tarde, se lançou contra um homem de 32 anos que estava jogando dardos". O ator foi liberado após pagar a fiança de US$ 500 (hoje equivalente a R$ 2.346).

Poucos dias depois, um casal pediu uma medida protetiva contra Ezra Miller alegando que ele invadiu seu quarto, o ameaçou e roubou documentos como passaporte, cartões de banco e carta de habilitação.