Acidente quase fatal, tatuagem com Neymar e mais curiosidades sobre Scooby
Surfista, tranquilão e um dos favoritos ao prêmio de R$ 1,5 milhão do "BBB 22" (TV Globo): Pedro Scooby entrou na casa mais vigiada do Brasil como "o ex-marido de Luana Piovani" mas, pouco a pouco, foi conquistando uma torcida própria —e fiel. E agora chega à reta final do programa disputando protagonismo e o primeiro lugar do pódio contra Arthur Aguiar.
Mas além das habilidades do surfista no game —com recordes impressionantes em provas—, e o jeitão "de bem com a vida" do brother, existem fatos surpreendentes na vida e trajetória profissional de Pedro Scooby que, talvez, você não saiba.
Confira a seguir:
Origem do apelido
Embora Pedro tenha adotado o "Scooby", tanto no profissional como no pessoal, seu nome na certidão de nascimento passa longe de bater com o do cachorro animado: o surfista, na verdade, se chama Pedro Henrique Mota Vianna.
Mas foi na adolescência que o Mota ficou para trás, e Scooby ganhou os holofotes. O apelido foi dado por seus amigos, acreditavam na semelhança entre o surfista e Scooby-Doo, dos desenhos animados criados pela dupla William Hanna e Joseph Barbera —fisicamente e na forma de se expressar do carioca.
"A gente se conheceu no Santo Agostinho na Barra da Tijuca. Estudamos lá com 10, 11, 12 anos. [...] Era o Pedro Mota, não era Scooby ainda. No colégio, tinha muito Pedro, e sempre chamava pelo sobrenome. A gente chamava de Mota. Ele já estava começando a surfar e evoluiu muito rápido e se deu bem nas competições muito cedo", explicou Eric de Souza, surfista e amigo de infância, ao UOL.
'Sem neurose'
Há quem diga que o jeitão despreocupado de Scooby — muitas vezes cutucado até mesmo por Tadeu Schmidt — seja uma estratégia para ganhar simpatia do público. Mas fora da casa, o surfista fez seu nome na categoria freesurf ("surf livre", em português), justamente a modalidade no qual se pratica o esporte apenas para se divertir.
Nela, seus adeptos não participam de competições e se destacam por conta de aparições em eventos exclusivos ou por patrocínios. Diversas vezes no confinamento, Pedro falou (e demonstrou) que não tem muito apreço pelas competições, e enxergou no freesurf uma possibilidade de ganhar a vida fazendo o que ama —sem a preocupação com títulos.
Aliás, Scooby, que começou a surfar profissionalmente aos 11 anos, ao longo de sua carreira, foi listado por diversas publicações como um dos melhores freesurfers em atividade. Nada mal para quem, supostamente, não gosta de dar "a cara a tapa", não é mesmo?
História nas telinhas
Figura proeminente do freesurf, Scooby também já coletava aparições na televisão antes de sua entrada no 'BBB'. A primeira delas foi em 2012, como parte do reality "Nas Ondas", exibido pelo "Esporte Espetacular" (TV Globo), que dava foco a alguns dos maiores nomes do desporto.
Já em 2014, Pedro estrelou a série documental "Pedro Vai Pro Mar", do Canal OFF (pertencente ao grupo Globosat), onde mostrava a sua vida pessoal intercalada com suas viagens e aventuras. Ao todo, a produção teve duas temporadas — o segundo ano, disponível pela Globoplay, tem 13 episódios.
'Tudo Passa'
Scooby deixa visível na pele o quanto é fã da arte da tatuagem. O brother tem inúmeras distribuídas pelo corpo, preenchendo todo o peito e ambos os braços. Entre os desenhos estão um leão, o nome dos filhos, o rosto do avô e até uma imagem sensual da esposa, Cíntia Dicker.
Mas uma das tattoos mais aparentes do atleta está em seu pescoço: a frase "Tudo Passa", escrita em letras cursivas. Ela foi feita durante sua adolescência, enquanto era menor de idade, e faz referência a uma fábula.
Na história, um rei reúne um grupo de sábios para criar um anel que transforme sua tristeza em alegria. Os súditos entregam uma jóia simples, gravada com a frase "tudo passa". O resultado é que o rei sente-se feliz ao saber que sua tristeza passará, mas também sente a tristeza de saber que a felicidade também é passageira.
Em 2014, a tatuagem do surfista foi "copiada" por seu amigo Neymar. O atacante estava em férias no Brasil durante sua passagem pelo Barcelona e acabou gravando a mesma frase, também em fonte cursiva e no mesmo lugar.
Ex-namoradas ilustres
Além de seu famoso e conturbado relacionamento com Luana Piovani, Pedro Scooby já teve namoros e affairs com outros grandes nomes do meio artístico brasileiro.
Em 2009, o atleta viveu um casinho com Isis Valverde, que nunca tornou-se um namoro. Ele começou a namorar Luana, com quem teve três filhos, em 2011, e os dois foram casados entre 2013 e 2019 —mas estavam separados desde 2016.
No mesmo ano do divórcio, o surfista assumiu seu namoro com Anitta; dois meses depois, o relacionamento acabou. Durante o curto romance, o pai da cantora chegou a dizer que Scooby teria pedido a mão de Larissa em casamento —o que foi desmentido pela própria.
Dois meses após terminar com Anitta, Pedro Scooby conheceu e começou a namorar com sua atual esposa, Cíntia Dicker. O rapaz viu pela primeira vez a modelo de forma inusitada: numa foto dela estampada em um outdoor em Nova York.
Experiência de quase morte
Pedro Scooby é atleta de um esporte bastante radical: ele surfa ondas gigantes. Com o ofício, vem o perigo inevitável. Em novembro de 2019, o atleta sofreu um acidente gravíssimo em sua praia favorita, em Nazaré, Portugal.
O rapaz estava surfando uma onda de 15 metros quando caiu da prancha e ficou submerso por mais três ondas, até ser resgatado por um piloto de jetski. Ele vomitou e precisou receber suplementação de oxigênio.
Mas não é a primeira vez que o rapaz sofria uma queda grave: em 2017, ele foi atingido por uma prancha na cabeça, o que abriu um grande corte. Ele tem até hoje a cicatriz do ocorrido na nuca. Já em 2016, ele caiu em uma onda e foi resgatado por um amigo —que capotou com o jetski e precisou também ser resgatado.
Fãs famosos
Além de Neymar e suas ex-namoradas, Pedro Scooby tem uma seleção ilustre de amizades que vai de Leo Picon até Paulo Gustavo. O surfista revelou ter sido amigo do falecido humorista por sua conexão com Luana, e já conhecia Jade Picon antes do "BBB 22" por sua proximidade com o irmão da influenciadora.
O rapaz também é muito próximo de Letícia Bufoni, skatista com quem chegou a dividir a casa na quarentena. Lucas Chumbo, surfista e também ex-BBB, é outro dos amigos de Scooby.
Entre suas saídas nos points das celebridades pelo mundo, Pedro Scooby já teve a oportunidade de encontrar nomes como Rihanna —com quem dividiu mesa em um restaurante— e Jay-Z e Beyoncé, casal que visitou a mesma balada que ele em Nova York.
Quem você quer eliminar do 'BBB 22'?
Enquete encerrada
Total de 478689 votosVeja agora: 'Realities - O Brasil na TV'
A gente já conversou com os ex-BBBs arrependidos, com os que causaram polêmica e agora, em "Realities - O Brasil na TV", documentário em três episódios produzido por Splash e MOV.doc, contamos os primórdios e os bastidores dos reality shows no Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.