Emilia Clarke, Sharon Stone e outros famosos que se recuperaram da afasia
O diagnóstico de afasia foi o que levou o ator Bruce Willis e o cartunista Angeli a se afastarem de suas respectivas carreiras. Mas você sabia que é possível se recuperar da doença?
Celebridades como Emilia Clarke e Sharon Stone estão entre os famosos que conseguiram recuperar a fala e outras habilidades cognitivas após o diagnóstico. Confira a lista.
Emilia Clarke
Emilia Clarke sofreu em 2011, após ter enquanto se recuperava de uma cirurgia delicada para tratar um aneurisma. Os médicos lhe disseram que, se estivesse bem após duas semanas, suas chances de recuperação total seriam altas. Mas, após esse prazo, perdeu parte da habilidade de se comunicar:
"Certa noite, depois de eu passar deste prazo, uma enfermeira me acordou e, como parte dos exercícios cognitivos, perguntou meu nome. Eu me chamo Emilia Isobel Euphemia Rose Clarke, mas [naquele momento] eu não conseguia lembrar. Ao invés disso, palavras que não faziam sentido saíram de minha boca, e eu entrei em pânico", relatou a atriz.
No entanto, em seu caso, a afasia durou apenas uma semana. Ela se recuperou com auxílio da fonoaudiologia e fisioterapia, e em seguida fundou a SameYou, instituição focada em ajudar pacientes na recuperação de lesões cerebrais.
Sharon Stone
Em 2001, Sharon Stone sofreu um AVC em casa e ficou em estado crítico: teve uma hemorragia cerebral por nove dias e os médicos alegaram que a atriz só tinha 1% de chance de sobreviver.
Ela conseguiu se recuperar do sangramento, mas ao sair do hospital não conseguia mais ler e gaguejava sem parar, configurando a afasia. Sharon Stone se recuperou após meses de tratamento, e em entrevista à ABC afirma: "Eu trabalhei duro para abrir outras partes da minha mente. Agora sou mais forte. Eu tenho um dano cerebral e preciso lidar com isso".
Kate Walsh
A atriz Kate Walsh descobriu um tumor no cérebro do tamanho de um limão em 2015. Ela afirma que não se tratava de um tumor maligno, e que um dos sintomas foi a afasia:
"Eu não conseguia formar palavras, não conseguia formar pensamentos. Começou sutil, mas ficou bem aparente, bem rápido", explicou em entrevista ao programa Today em 2017. Sua recuperação durou nove meses.
Randy Travis
O cantor de country Randy Travis teve uma série de problemas de saúde em 2013: precisou ser ressuscitado após sofrer uma cardiomiopatia, ficou em coma e sofreu um AVC grave. A afasia foi uma sequela desse período, com a qual o músico vive até hoje.
Em seu livro lançado em 2019, Travis relembra: "Eu queria gritar, mas não conseguia formar palavras, nenhum som saía da minha boca".
Apesar de ainda conviver com a afasia, o cantor está fazendo progressos: no ano passado, lançou sua primeira música desde o diagnóstico.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.