Favorito? Veja momentos em que os brothers 'entregaram' a vitória a Arthur
Arthur Aguiar entrou no "BBB 22" (TV Globo) como um dos nomes mais controversos da edição. Embora fosse cogitado como participante bem antes do início do reality, ainda havia a expectativa do público para conhecer melhor o ator e cantor — sobretudo, para entender mais daquele personagem envolto em tantas manchetes.
Nos últimos anos, o artista esteve no centro de uma grande polêmica: foi acusado publicamente de ter traído diversas vezes a esposa, Maíra Cardi, de quem chegou a se separar — o caso repercutiu nas redes sociais.
A reação do público não foi diferente na casa: mesmo acolhendo bem o ator, era nítido o receio de alguns brothers com a reputação de Arthur "aqui fora". Mas, pouco a pouco, a percepção de que o artista seria um dos "azarões" do reality foi mudando.
O brother venceu provas, sobreviveu a vários paredões — um deles contra a sua maior rival, a influenciadora digital Jade Picon — e até foi o escolhido do público para ir ao quarto secreto, em uma vitória no paredão falso.
Os brothers não sabem que, para boa parte do público, Arthur é considerado o preferido para vencer o programa — a parcial mais recente da enquete do UOL mostra o ator com quase 75% da preferência dos telespectadores —, mas já o apontam como um nome forte na casa.
Alguns demonstraram, inclusive, ter medo de enfrentá-lo no paredão por cogitar seu favoritismo e uma derrota certa na disputa. E, sempre que o assunto "pódio" surgia, alguém trazia o nome do ex-Rebelde para a roda.
A seguir, relembre alguns momentos em que os participantes "deram o prêmio" nas mãos de Arthur ao considerá-lo favorito:
"Volta por cima"
A trajetória de Arthur na casa foi levada em consideração por alguns brothers para alçá-lo à lista de favoritos. O ator entrou alguns dias depois no programa — já que precisou se isolar por ter contraído a covid-19 —, e teve uma certa dificuldade em se enturmar com os grupos já formados. Mais tarde, perdeu um de seus principais aliados quando Tiago Abravanel desistiu do reality. Vale também destacar a rivalidade com Jade Picon.
No início de março — ou seja, antes do quarto secreto —, Scooby já levantava o nome de Arthur como um dos favoritos ao prêmio. Em um papo com Eliezer, o designer comentava sobre a trajetória de Juliette no "BBB 21", e lembrou que ela sempre foi considerada a preferida do público.
Na opinião de Eli à época, a edição de 22 estava mais "equilibrada". O surfista, então, expôs sua opinião:
Acho que o Arthur deve estar muito forte. Se olhar a trajetória dele aqui, no começo ninguém abria a mão para o cara. Depois, ele foi dando a volta por cima, crescendo. Pedro Scooby
Eli concordou com o ponto de vista do colega e afirmou: "A impressão que eu tenho hoje é de que ele ganha o programa".
"O mais forte da casa"
As estratégias e as conquistas de Arthur dentro da casa ligaram o alerta de algumas sisters. Jessi chegou, inclusive, a admitir que tinha medo de "fazer algo" contra o ator — como puxá-lo em um contragolpe, por exemplo —, pois não sabia que consequências isso poderia ter para ela.
Em um papo na academia, Lina e Eslô comentaram que as mulheres da casa também poderiam ganhar as provas — mesmo que os brothers tivessem "preparo e outro físico. "A gente não pode deixar esse sentimento ficar em nós", concordou a Miss Pernambuco. Jessi, então, explicou que tenta se manter confiante, mas, às vezes, é abalada por Arthur:
É isso que eu falei sobre o Arthur. Porque, ao mesmo tempo em que eu faço isso, fico com a sensação de medo. Parece que, de alguma forma, ele é a pessoa mais forte da casa e que qualquer coisa que eu faça contra ele vai ser ruim para mim, sabe? E eu não quero ter esse sentimento. Jessilane
A professora lembrou que o ator voltou de vários paredões e que isso faz com que os confinados não tenham segurança em enfrentá-lo nas disputas: "A gente fica pensando assim: 'Ah, não vou puxar o Arthur no contragolpe porque ele é forte'. E fica desse jeito. 'Não quero ir para o paredão com o Arthur porque ele é forte'. Parece que qualquer outra pessoa da casa é mais fraca que o Arthur, nesse sentido".
Sobretudo na segunda metade do jogo, o nome de Arthur passou a figurar nas listas de "mais fortes" dos confinados. Em um desabafo com Scooby, Lina comentou que isso fez com que se sentisse "fragilizada" nas berlindas ao cogitar a possibilidade de enfrentar o ator num paredão —- e acabar não voltando.
A gente criou uma imagem de que o Arthur está mais forte que todas as outras pessoas fortes. Pelo menos, em relação às outras pessoas. Lina
O surfista disse entender o ponto de vista da cantora e ponderou. "Mas você também pode ser forte", argumentou Scooby. "A gente não sabe", finalizou Lina.
"Seria o vencedor"
Os acontecimentos relacionados ao paredão falso, no início de abril, surpreenderam os brothers — inclusive, por alguns não imaginarem que Arthur pudesse deixar o reality naquele momento. Após vê-lo ser "eliminado", Natália comentou com Eliezer que achava o ator era um dos grandes nomes na competição — e, possivelmente, o vencedor.
Sem saber que estava sendo observada pelo ex-Rebelde no quarto secreto, a modelo afirmou a Eli: "Eu, você, Jessi e Lina sentíamos o Arthur muito forte". Nat prosseguiu, explicando que nunca teve nada contra o ator e que gostava dele. "Lá no início, quando ele achava que ia sair por coisas que aconteceram lá fora... A gente deu a oportunidade dele se abrir e conviver conosco", recordou ela.
Em todo o momento, a gente sentia ele muito forte no jogo. Jurava que ele seria o ganhador do programa. Natália sobre Arthur
Atento, o artista continuou acompanhando o papo entre o então casal, sem dizer nada. Da casa, Eli confessou que tinha a mesma impressão que Nat — para o designer, Arthur ou Pedro são os favoritos. A conversa foi encerrada quando um cooler com bebidas chegou para os participantes.
"O prêmio é teu"
Quando Arthur retornou do quarto secreto, as "comadres" e Eliezer começaram a especular sobre o que teria dado a vitória ao brother na dinâmica.
Enquanto planejavam a estratégia para o paredão daquela semana, Lina cogitou que chamassem Paulo André para um possível contragolpe. Mas logo se deu conta de que poderia ser "perigoso" justamente pela proximidade do velocista com Arthur — que eles acreditam ser o favorito da temporada.
Ai, gente... Vamos dar logo o prêmio pra ele? Lina sobre Arthur
"Acho que ele vai para a final", concordou Natália. "Muito óbvio. Quem é que vai querer puxar ele num contragolpe depois dessa?", ponderou Eli, se referindo ao resultado do paredão falso. "Quem é que vai querer ir com ele pro paredão? Se a gente for líder aqui, não temos coragem de botar ele [no paredão] sabendo que vão dois daqui junto", continuou.
Jessi disse que eles não deveriam "entregar" o jogo e deixar de indicar o marido de Maíra Cardi para a berlinda, sob o risco de colocar o ator na final, e a designer de unhas concordou. Eli comentou que, caso conquistasse a liderança e colocasse Arthur, seria "quase certo" que um dos outros emparedados sairia.
"Será que já tá dado, gente? Eu não quero acreditar nisso. [...] Quero muito acreditar que o público está com a gente para apimentar essa disputa, que isso pode tornar o jogo mais interessante como um todo", refletiu a cantora.
"Vamos sair, sendo Arthur ou não"
Depois que Linn da Quebrada deixou o reality — fato somado ao retorno de Arthur do paredão falso —, as comadres remanescentes e Eliezer trabalharam com a hipótese de que estariam do lado mais fraco do game. A dúvida passou a ser: fugir de um paredão com o ator ou bolar uma estratégia "kamikaze" para não deixar de indicá-lo?
Após mandar Paulo André para a berlinda em sua liderança, o "último lollipoper" confessou às aliadas que cogitou a possibilidade de indicar Natália, seu affair na casa, para fazer com que o chamado "grupo Disney" tivesse de votar entre si.
"Quero muito ver essa cena deles votando entre eles para descobrir quem eles vão entregar. Se for para sair, a gente vai sair de qualquer jeito, não é? Sendo Arthur ou não. A gente precisa ter uma jogada, uma movimentação significativa", ponderou no papo com Nat e Jessi.
Não quero ceder a essa pressão de que o Arthur é o mais forte e que a gente não vai mais indicar ele. Jessi
O trio continuou confabulando sobre a necessidade de ter uma atitude contra o grupo. Na conversa, Eli chegou a pedir que, se Jessi se tornasse líder na semana seguinte, votasse nele para a berlinda.
"A aposta da casa"
Na reta final do game, os brothers voltaram a fazer suas apostas sobre os favoritos. Nesta semana, o "top 5" conversava na sala de estar sobre quem seriam os queridinhos do público — e se já há algum "campeão declarado" aqui fora.
Para Douglas Silva, o nome de Arthur está na mira do público para levar o prêmio de R$ 1,5 milhão:
Eu apostaria no Arthur pelos paredões dele, pelas dinâmicas, de todo o jogo dele aqui. D.G
Em silêncio, o ex-Rebelde ouviu a declaração do aliado, corroborada por Paulo André: "Eu falei isso lá atrás". Pensativo, o marido de Maíra Cardi fez questão de dizer que não acredita em vitória antes da hora:
Só vou acreditar quando chegar na final e o Tadeu falar meu nome. Arthur Aguiar
Qual bordão usado pelos brothers mais marcou o 'BBB 22'?
Resultado parcial
Total de 4268 votosVeja agora: 'Realities - O Brasil na TV'
A gente já conversou com os ex-BBBs arrependidos, com os que causaram polêmica e agora, em "Realities - O Brasil na TV", documentário em três episódios produzido por Splash e MOV.doc, contamos os primórdios e os bastidores dos reality shows no Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.