'Brincadeiras bobas e gostosas', 'amassar' e mais: os bordões do 'BBB 22'
Faltam poucos dias para a grande final do "BBB 22" (TV Globo) e, além das memórias divertidas do programa, o público também vai levar outra lembrança: os bordões da edição.
Algumas frases foram da boca dos confinados para a boca do povo, e divertiram os fãs do reality global. Confira a lista:
"Brincadeiras bobas e gostosas"
Linn da Quebrada, a 12ª eliminada da temporada, rendeu o bordão mais famoso da edição: o "brincadeiras bobas e gostosas".
Além disso, a cantora também trouxe outras frases como "estou cheia de problema", "está todo mundo comentando" e"está/não está bonito para a nossa carreira" para a boca dos participantes — e do público.
"Rede de proteção"
Uma estratégia de jogo acabou virando um dos bordões da edição. Para os brothers, essa rede seria um grupo com o qual os participantes poderiam contar para ajudar uns aos outros a fugir do paredão, combinando votos entre si, oferecendo imunidade e vetando os rivais de provas.
Quem está dentro desse grupo, mesmo que discorde em alguns pontos, acaba não votando entre si. No programa, o termo foi repetido diversas vezes — Lucas, o 10º eliminado, chegou a usar o termo ao justificar sua indicação em Brunna Gonçalves no quinto paredão, que eliminou a ex-sister.
"É sobre isso e está tudo bem"
Graças ao quarto lollipop, a frase "é sobre isso e está tudo bem", que segue fazendo sucesso nas redes sociais, se tornou mais um dos bordões da edição — Vyni, o oitavo eliminado, era um dos brothers que mais o dizia.
Além disso, a frase "nesse lugar" era encaixada em diversos contextos entre os moradores do cômodo, o que acabou virando outro bordão da temporada.
Nomes invertidos
Paulo André distribuiu apelidos aos brothers, chamando os confinados pelo nome ao contrário, como, por exemplo, Arthur Aguiar que virou "Thurrar" e Jade Picon que virou "Deja" — o que, rapidamente, entrou na boca dos homens do quarto grunge.
Os fãs logo questionaram o motivo da brincadeira e muitos apontaram que seria uma gíria das ruas do Rio de Janeiro.
De acordo com Tiago Medeiros, historiador formado pela UFBA, membro participante do curso de educação das relações étnico raciais pela mesma instituição, historicamente o dialeto foi desenvolvido nos anos 1960 para driblar a ditadura militar.
"As palavras invertidas fazem parte do 'Gualín do TTK', praticado no Palácio do Catete que abrigou governantes como Getúlio Vargas, por exemplo, localizado no bairro do Catete no Rio de Janeiro", informou em entrevista para Splash.
"Que loucura"
Arthur também trouxe um bordão para o "BBB 22": "Que loucura". A frase chamou atenção do público, especialmente durante o período em que o carioca ficou no quarto secreto após ser o escolhido do público no paredão falso.
"Valeu, Natalina"
Fruto de um meme que viralizou em 2019, o bordão "Valeu, Natalina", foi o grito de Douglas Silva após se tornar o 13º líder — e também entrou para o vocabulário dos confinados.
O meme, na realidade, trata-se de uma confusão feita por uma criança que aparece em um vídeo do YouTube, publicado pelo criador de conteúdo Diogo Defante. Nele, o youtuber encontra crianças vendendo balas na rua, que tentam vender para ele.
Diogo então pede para um dos meninos enviarem aos espectadores uma "mensagem natalina". O jovem acabou pensando que deveria enviar uma mensagem para uma pessoa de nome "Natalina", e disse: "Valeu, Natalina!".
Desde então, o vídeo costuma voltar à tona em épocas de Natal, com "valeu, Natalina", tornando-se uma forma para alguns internautas desejarem "Feliz Natal" ou agradecerem por algo.
"Vamos amassar"
A gíria "amassar" entrou para o dicionário dos brothers e dos fãs do "BBB 22". O termo, usado especialmente pelos cariocas, dentro e fora da casa, como nas lives do streamer Casimiro, foi explicado por Douglas:
Tipo assim: 'Está tirando onda. Está amassando, hein?'. Douglas Silva
Como o ator disse, "amassar" significa ter um bom desempenho em algo, podendo ser usado como um sinônimo de "arrasar", outra gíria comumente utilizada.
Na casa, um uso comum de "amassar" é nas provas e nas refeições — e foi até grito de um brinde. "Comer para caramba", explicou Gustavo no papo.
Quem é o finalista mais odiado da edição do 'BBB 22'?
Resultado parcial
Total de 17626 votosVeja agora: 'Realities - O Brasil na TV'
A gente já conversou com os ex-BBBs arrependidos, com os que causaram polêmica e agora, em "Realities - O Brasil na TV", documentário em três episódios produzido por Splash e MOV.doc, contamos os primórdios e os bastidores dos reality shows no Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.