Topo

Ex-estrela mirim, atriz que expulsou noivo de casa já foi presa 4 vezes

Amanda Bynes viveu sob tutela da mãe por nove anos - Reprodução/Instagram
Amanda Bynes viveu sob tutela da mãe por nove anos Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, no Rio

28/04/2022 17h11

Estrela teen nos anos 1990, Amanda Bynes, de 36 anos, voltou a ser destaque nos sites de notícias ao contar que teria expulsado o noivo, Paul Michael, de sua casa após descobrir que ele parou de usar medicações para saúde mental e apresentou comportamentos "alarmantes". No entanto, horas depois, ela disse ter voltado atrás da decisão.

Assim como Bitney Spears, recentemente, ela foi liberada de uma tutela de nove anos, na qual todos os bens e decisões pessoais estavam sob responsabilidade de sua mãe, Lynn Bynes. Essa tutela começou em 2013 após a artista se envolver em polêmicas e ser detida algumas vezes.

Mas quem é Amanda Bynes?

Amanda Bynes nasceu em 3 de abril de 1986, na Califórnia, sul dos Estados Unidos. Fez comerciais publicitários na infância e atuou em peças teatrais no início da carreira, porém sua vida profissional deslanchou quando estreou na TV em 1996.

Fez tanto sucesso em produções infantojuvenis que ganhou um programa humorístico com o próprio nome, o "The Amanda Show". A atração teve episódios exibidos pela Nickelodeon entre 1999 e 2002.

Depois do sucesso com o público infantojuvenil na TV, decidiu mudar a direção da carreira nos 2000 e passou a integrar produções para o cinema. Dentre os destaques estão o filme "Ela é o Cara", "O Grande Mentiroso" e "Hairspray".

Em 2005, Amanda foi colocada na lista de atrizes mais bem pagas abaixo dos 21 anos. segundo a revista Forbes. No ano seguinte, foi nomeada "uma das mulheres mais sedutoras abaixo dos 25", segundo a People.

Entre 2007 e 2009, também investiu na carreira de estilista e lançou uma linha de roupas nos Estados Unidos.

Polêmicas, prisões e tutela

O jogo virou para Amanda na década que se iniciou em 2010, ano em que anunciou sua aposentadoria da carreira como atriz, mas voltou atrás logo depois. Apesar de ter seguido com a carreira, não obteve mais sucessos e se envolveu em polêmicas, sendo presa três vezes.

A primeira foi em 2012, em Hollywood, quando bateu no carro da polícia local e aparentou estar alcoolizada. No ano seguinte, um policial de Nova York, também nos Estados Unidos, acusou a atriz de posse ilegal de maconha. Segundo o site TMZ, ela também era acusada de jogar objetos pela janela e perturbar a vizinhança com gritos.

Cerca de três meses depois, ela voltou a ser detida por tentar invadir uma residência. Uma idosa disse ter flagrado a atriz queimando roupas na calçada de uma garagem na Califórnia. Logo depois, a polícia encontrou a atriz ao lado de uma pequena fogueira e de um tambor de gasolina.

Após ser avaliada, ela foi internada em uma clínica psiquiátrica e diagnosticada com esquizofrenia. As polêmicas levaram a justiça a decidir que Amanda era incapaz de tomar as decisões de sua vida pessoal e profissional, ficando sob tutela de sua mãe, Lynn, a partir de então. Sua quarta prisão aconteceu um ano depois do início da tutela após, mais uma vez, dirigir sob efeito de drogas.

03.10.2009 - Amanda Bynes em evento em Las Vegas (EUA), meses antes de anunciar 'aposentadoria' - Jamie McCarthy/WireImage - Jamie McCarthy/WireImage
03.10.2009 - Amanda Bynes em evento em Las Vegas (EUA), meses antes de anunciar 'aposentadoria'
Imagem: Jamie McCarthy/WireImage

Em 2018, Amanda contou que estava sóbria há quatro anos com a ajuda de seus pais. Ela também se desculpou pelo que disse no Twitter durante seus anos de abuso de substâncias. Antes, ela chegou a acusar o pai de abuso emocional e sexual. Em uma entrevista, ela disse que experimentou diferentes drogas, incluindo cocaína.

No mês passado, Amanda tornou-se livre da tutela após apresentar documentos judiciais para encerrar os cuidados de sua mãe em relação à sua vida e carreira. A ex-estrela mirim disse que pretendia reconstruir a própria vida. Dessa maneira, ela se mudou para sua casa ao lado do noivo e passou a investir na carreira musical.

Recentemente, lançou um projeto de rap, com uma canção intitulada "Diamonds", que foi feita com Paul. Este era o primeiro trabalho da artista após o encerramento de sua tutela.

Traumas

Amanda já revelou traumas passados referentes ao mundo do cinema. Ela ficou traumatizada após um diretor de Hollywood chamá-la de "monstro". "Uma vez, fiz um filme em que o diretor me disse que, em alguns tipos de luzes, eu parecia um monstro", disse ela.

A ex-atriz também já contou porque não gosta das fotos de paparazzi. "A razão pela qual eu não costumo sair bem em fotos de paparazzi é porque estou apertando os olhos por causa do sol. Os vídeos e fotos que posto estão em uma luz suave, ou na sombra lá fora, sem o sol batendo no meu rosto", completou.