Sem Chico Pinheiro e Tramontina; veja os veteranos que continuam na Globo
Depois de 43 anos, o jornalista Carlos Tramontina saiu da Globo. O anúncio foi realizado na terça-feira (26), horas após o apresentador ter acompanhado a apuração das escolas de samba no Carnaval de São Paulo. O global ficou por 24 anos apenas à frente do "SPTV 2ª Edição". Além do jornal vespertino, Tramontina, atualmente com 65 anos, marcou presença na apresentação de todos os telejornais da emissora.
Nesta sexta-feira (29), outro jornalista veterano deixou a emissora. A informação da saída de Chico Pinheiro foi confirmada por Ali Kamel, diretor de jornalismo. O jornalista, que trabalhou na Globo por 32 anos, tomou a decisão em comum acordo com Kamel. Chico foi apresentador do "Bom dia São Paulo" e do "SPTV 1ª edição" - do qual ficou à frente por 13 anos. Em 2011, passou a fazer parte da bancada do "Bom Dia Brasil".
Aos olhos da geração dos millennials (nascidos entre 1981 e 1996), pode parecer impossível trabalhar em uma só empresa durante a maior parte da vida, conforme mostram as pesquisas do Center for Generational Kinetics. Mas, para os jornalistas veteranos da Globo, como Tramontina e Chico Pinheiro, isso é algo supercomum.
Léo Batista - 51 anos de Globo
Já se pode dizer que o veterano Léo Batista passou mais da metade da vida pelos corredores da Globo. O jornalista de 89 anos estreou no "Jornal Hoje" em 1971, ao lado de Luís Jatobá. Atualmente, ele comanda os quadros esportivos da emissora.
Glória Maria - 52 anos de Globo
A jornalista ingressou na Globo em 1970 e marcou a história da emissora: virou repórter em uma época em que as pessoas ainda não apareciam no vídeo; fez a primeira matéria a cores do "Jornal Nacional" em 1977; enquanto trabalhava no "Fantástico", viajou por mais de 100 países. Em 2008, tirou uma licença de dois anos da emissora. Quando retornou, passou a integrar a equipe do "Globo Repórter", onde está como apresentadora.
Ilze Scamparini - 39 anos de Globo
Desde que começou a cobrir férias de repórteres do "JN" em 1983, Ilze nunca mais deixou a emissora. Ao longo dos seus quase 40 anos de presença na Globo, a jornalista já trabalhou no "Globo Repórter" e fez matérias especiais em diferentes programas, como o "Jornal Nacional". Em 1999, ela foi escalada para ser correspondente internacional em Roma, na Itália.
José Roberto Burnier - 39 anos de Globo
Burnier, assim como Scamparini, também começou a trabalhar na rede Globo em 1983. No início foi escalado para ser repórter do "Globo Rural", e ao decorrer da sua carreira na emissora foi editor-chefe e âncora do telejornal "Bom Dia São Paulo", repórter do "Jornal Nacional", correspondente em Buenos Aires e apresentador do "Conexão GloboNews". Desde o dia 27 de abril de 2022, ele foi alocado para substituir Tramontina na bancada do "SPTV 2ª Edição".
Heraldo Pereira - 37 anos de Globo
Antes mesmo de se formar em jornalismo, Heraldo Pereira - atualmente com 60 anos - já havia atuado em duas afiliadas da Globo. Depois delas, ainda teve uma passagem pela TV Manchete, antes de retornar à emissora em 1985. Passaram-se 37 anos e o jornalista continua trabalhando na mesma empresa. Hoje em dia, Heraldo está à frente do "Bom Dia Brasil", em Brasília.
William Bonner - 36 anos de Globo
O jornalista de 58 anos foi contratado pela emissora quando era bem jovem, em 1986. Nos dez primeiros anos, Bonner trabalhou como editor do "SPTV", apresentador do "Fantástico" e do "Jornal da Globo", e editor-chefe do "Jornal Hoje". Em 1996, foi convidado para apresentar o "Jornal Nacional", onde permanece até os dias de hoje.
Fátima Bernardes - 36 anos de Globo
Assim como Bonner, a jornalista Fátima Bernardes começou a trabalhar na Globo em 1986. Seu primeiro cargo na emissora foi de estagiária do "Fantástico". Depois disso, exerceu a função de repórter até chegar à bancada do "Jornal da Globo". Antes de atuar no "Jornal Nacional", trabalhou como apresentadora e repórter do "Fantástico", e apresentadora e editora-chefe do "Jornal Hoje". Passou quase 14 anos apresentando o "Jornal Nacional" e outros dez anos à frente do programa "Encontro". Em junho deste ano, a jornalista deixará seu programa matinal e em outubro começará a apresentar o "The Voice Brasil".
Marcelo Pasqualoto Canellas - 35 anos de Globo
Canellas iniciou sua carreira como repórter na afiliada da Globo de Santa Maria (RS), em 1987. Antes de começar a trabalhar como repórter especial no Rio de Janeiro, em 1990, passou por outra afiliada da emissora em Ribeirão Preto (SP). Suas matérias foram apresentadas no "Jornal Nacional", "Globo Repórter" e "Bom dia Brasil". Em 2009, começou a ser repórter especial do "Fantástico".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.