Turma da Mônica ganha primeira personagem surda: Sueli, uma fã de esportes
A primeira personagem surda da Turma da Mônica se chama Sueli, tem 9 anos e é fã de esportes. A estreia dela será por meio de publicações nas redes sociais do Instituto Mauricio de Sousa em parceria com a 24ª Surdolimpíadas de Verão, evento esportivo internacional, sediada em Caxias do Sul (RS) entre 1º e 15 de maio.
A nova personagem se comunica por Libras (Língua Brasileira de Sinais), meio legal de comunicação e expressão dos surdos no Brasil, e deve abordar aspectos e temas comuns à comunidade surda, além de reforçar a importância da acessibilidade e da inclusão, ainda mais fundamentais nos dias de hoje.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), 5% da população brasileira, cerca de 10 milhões, têm alguma deficiência auditiva. - e todas elas poderão se sentir representadas por Sueli. A ideia de criação da personagem nasceu de uma vontade antiga do desenhista Mauricio de Sousa e, com a realização do evento olímpico, ganhou forma, conforme comunicado.
"A Turma da Mônica já apareceu em várias histórias se comunicando com Libras, e já fazia tempo que eu pensava em trazer uma personagem surda para fazer parte da turminha. O fato de as Surdolimpíadas acontecerem pela primeira vez no Brasil foi um ótimo incentivo para que a Sueli finalmente nascesse", afirmou Mauricio de Sousa, pai da Turma da Mônica.
Para elaborar a personagem, os estúdios da Mauricio de Sousa Produções contaram com a colaboração da organização da 24ª Surdolimpíadas e de professores da Derdic, instituição sem fins lucrativos, mantida pela Fundação São Paulo e vinculada academicamente à PUC São Paulo que atua na educação, acessibilidade e empregabilidade de surdos, e oferece atendimento clínico para pessoas de baixa renda com alterações de audição, voz e linguagem.
Com a chegada da nova moradora do bairro do Limoeiro, a Turma da Mônica expande a representatividade de Pessoas com Deficiência (PcD), pois já possui personagens como Luca, cadeirante; Dorinha, deficiente visual; Tati, com síndrome de Down; e André, autista.
Em sua 24ª edição, a Surdolimpíadas de Verão vai receber atletas surdos de mais de 77 nacionalidades, que irão disputar diversas modalidades, sendo elas 20 masculinas e 18 femininas. É a primeira edição na América Latina e o maior evento poliesportivo já realizado no Rio Grande do Sul.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.