Topo

Jessi analisa final do 'BBB': 'Dois homens negros na final, nenhum ganhou'

BBB 22: Jessilane conversa com Splash sobre trajetória no programa - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Jessilane conversa com Splash sobre trajetória no programa Imagem: Reprodução/Globoplay

Lorraine Perillo

Colaboração para Splash, em São Paulo

01/05/2022 04h00

A final do "BBB 22" (TV Globo) não foi nenhuma surpresa para o público que acompanhou o programa desde o início. A vigésima segunda edição do reality global foi a segunda na história do programa a contar com uma mulher trans entre as competidoras, e a primeira a ter dois finalistas negros disputando o prêmio de R$ 1,5 milhão: Douglas Silva e Paulo André.

Nos últimos dez anos, apenas duas participantes negras venceram o reality: Gleici Damasceno e Thelminha. Na 22ª edição, Jessi, a última mulher negra a ficar na casa, foi a 14ª eliminada, após disputar a preferência popular com Arthur. Douglas e Eliezer. A professora convidou o público a ter um olhar mais atento na diversidade no programa.

bbb - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
BBB 22: Tadeu Schmidt manda mensagem para Jessi em libras
Imagem: Reprodução/TV Globo

Em bate-papo com o Splash, Jessi comentou o resultado final do "Big Brother Brasil" e reiterou o que já havia dito no "Dia 101" sobre a vitória de Arthur. Além disso, ela reforçou que o público precisa olhar mais para a diversidade dentro do programa e não somente para um participante em particular, uma vez que 'existiam outras trajetórias incríveis' lá dentro.

"Como eu disse anteriormente, acredito que não há uma forma certa de jogar. Cada um tinha a sua própria visão de jogo e batalhou para continuar no programa, eles se esforçaram e se mantiveram firmes. Mas, de acordo com o que eu acredito, existiam outras trajetórias incríveis no programa, como a de mulheres que foram fortes e resistentes", comentou.

Também há o fato de que mesmo tendo dois homens negros na final, nenhum deles ganhou, então acho importante que o público olhe para esses cenários e dinâmicas de jogo. Jessi

bbb - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 22: D.G abraça Jessi ao ver sister cair no choro
Imagem: Reprodução/Globoplay

Sobre o grupo das comadres, formado por ela, Natália, Lina e Naiara Azevedo, Jessi pontuou que as quatro possuem temperamentos diferentes, mas ainda assim conseguiram se encontrar dentro do jogo e viraram amigas. Em diversos momentos, no entanto, Natália brigou com Jessi e Lina após a saída de Naiara Azevedo, o que acabou por criar uma 'torta de climão' entre as ex-sisters, mas tudo acabou sendo resolvido lá dentro.

A formação desse grupo foi muito inusitada porque nós éramos quatro pessoas de personalidades distintas que acabaram se unindo pela configuração do jogo. Jessi

A professora, então, continuou sua análise: "Talvez, se no início da relação nós tivéssemos conversado com mais clareza, expressando o que estava pensando e sentindo, acredito que teríamos compreendido melhor os limites de cada uma e talvez alguns 'desencontros' não teriam acontecido, mas no final das contas foi uma relação muito positiva. A gente se gostava, se ajudava e estávamos ali uma pela outra", explicou.

bbb - Reprodução: Globoplay - Reprodução: Globoplay
BBB 22: 'Comadres' na jacuzzi
Imagem: Reprodução: Globoplay

Jessi, Nat e Lina se mantiveram unidas até a saída da bióloga. A amizade das três reforçou algo que o público não está acostumado a ver em reality shows: três mulheres negras no top 10 de um dos programas mais vistos do país. Essa representatividade também teve efeito aqui fora e foi de extrema importância na opinião de Jessi.

Foi muito importante que nós três estivéssemos ali e juntas, pela representatividade e para abrir esses espaços, bem como para dialogarmos sobre questões que fazem parte do dia a dia das nossas existências e que, com certeza, o público se identifica. Mesmo com nossas personalidades totalmente distintas, éramos capazes de ressaltar nossa força. Isso é muito importante para quem assiste, pois é uma maneira de mostrar que, independente de todas as suas características de mulher preta e da carga que trazemos, não significa que você não possa estar em um programa daquele nível. Jessi

Fora da casa, o trio já se encontrou diversas vezes e, ao que tudo indica, o contato vai permanecer: "Cada uma de nós, com nossas personalidades diferentes e características físicas, mostramos que as mulheres pretas, independentemente de como se apresentem, são capazes e podem estar em qualquer lugar", disse.

bbb - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 22: "Comadres" Linn da Quebrada, Natália e Jessi se encontraram no Carnaval
Imagem: Reprodução/Globoplay

Em muitos momentos do jogo, Jessi foi pressionada a seguir os passos dos "meninos da Disney". A professora foi confrontada diversas vezes e lhe foi pedido que seguisse com uma combinação de votos que poderiam salvar um ou outro participante. Desde o início, Jessi se manteve firme em sua posição de não querer escolher quem votaria baseado na opinião dos outros. Sobre esse assunto, a ex-sister comentou que se aliar a eles não faria tanta diferença, devido a configuração do jogo.

"Provavelmente, se eu tivesse combinado voto com os meninos no início, isso de alguma forma me protegeria, mas nessa reta final não faria tanta diferença, devido a configuração que o jogo foi tomando. Por isso, acredito que não existe um jeito certo de jogar, cada um usa uma estratégia. Eu segui o meu coração, o que acredito e minha determinação em votar em quem eu queria. Sinto que isso me ajudou, inclusive, a ficar mais tempo no programa, mostrando, também, minha autenticidade."

bbb - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Jessilane em confessionário
Imagem: Reprodução/Globoplay

Sobre sua trajetória no "Big Brother Brasil", Jessi comentou estar feliz e satisfeita com tudo o que viveu e que a mulher que entrou no programa em janeiro, não é a mesma que saiu há algumas semanas.

Eu avalio a minha trajetória de maneira muito positiva. Houve um momento no início do jogo que eu achei que um dos meus maiores desafios seria conseguir expor o que pensava, mas a partir da quinta semana, eu virei a chave e foi aí que consegui compreender e sustentar os conflitos que apareciam, remediando situações e equilibrando emoções. Acredito que isso foi fundamental para fazer eu chegar tão longe e ser vista como jogadora. Jessi

bbb - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
BBB 22: Jessilane no Café com o Eliminado com Ana Maria Braga
Imagem: Reprodução/TV Globo

Veja agora: 'Realities - O Brasil na TV'

A gente já conversou com os ex-BBBs arrependidos, com os que causaram polêmica e agora, em "Realities - O Brasil na TV", documentário em três episódios produzido por Splash e MOV.doc, contamos os primórdios e os bastidores dos reality shows no Brasil.