Produtor de 'Os Simpsons' ri da polêmica com RJ: 'Queriam nos processar'
"Os Simpsons" é uma das séries de maior duração da história da televisão mundial e, com assuntos ácidos e temas polêmicos, já criou relações conturbadas com diferentes celebridades, políticos e até mesmo cidades, como foi o caso do Rio de Janeiro, em 2002. No episódio "Blame it on Lisa", a família viaja à capital fluminense e então começa um show de estereótipos, desde macacos na rua, extrema violência e erotização das mulheres.
"Achei engraçado quando descobri que a cidade do Rio de Janeiro e seus representantes queriam nos processar", relembra o produtor Al Jean sobre o fatídico episódio em entrevista a Splash. "Achei ótimo, porque pensei: 'Ok, posso ir a um tribunal no Brasil, aproveitar e ir a uma praia. Vai ser legal."
À época, o presidente da Riotur e secretário municipal de Turismo do Rio de Janeiro, José Eduardo Guinle, ameaçou processar a produtora americana Fox Cable International pelo episódio, mas desistiu depois que um pedido de desculpas à cidade do Rio de Janeiro foi emitido. Em defesa da série, Al Jean diz que a "zoação" de "Os Simpsons" não recai apenas no Brasil.
Nós tiramos sarro de todo mundo.
No entanto, mesmo com a alcunha de sempre zoarem tudo e todos, o produtor acredita que muito já mudou desde o lançamento da série, em 1989. "Agora temos mais representação de pessoas de lugares diferentes. Temos atores brasileiros, locutores brasileiros..."
"Fizemos também o nosso primeiro curta-metragem em espanhol, 'The Simpsons x Bad Bunny: Te Deseo Lo Mejor', com o cantor Bad Bunny? Estamos ficando mais internacionais e usando mais atores estrangeiros, e é muito legal isso porque temos diversos Homers e Marges Simpson por aí."
A inclusão tem feito cada vez mais parte de "Os Simpsons": recentemente, a série teve a participação de um ator surdo no episódio "The Sound of Bleeding Gums". O capítulo utiliza a ASL, a Língua de Sinais Americana, e traz o ator John Autry II como o filho do saxofonista favorito de Lisa. Para Al Jean, este se tornou um de seus episódios favoritos de "Os Simpsons".
Abriu todo um mundo novo para nós, foi ótimo.
Previu o Futuro?
Toda vez que acontece um grande evento, como a pandemia do coronavirus ou eleições presidenciais nos Estados Unidos, a internet resolve colocar a culpa na série animada. Isso porque já virou uma espécie de meme dizer que "Os Simpsons" previu o futuro.
A Splash, Al Jean conta que a brincadeira já foi até mesmo incorporada na equipe. "Tem uma piada interna nossa na qual falamos que há um oráculo trabalhando com a gente, só que ninguém nunca o viu."
No entanto, o produtor revela que também fica chocado com as "previsões" da série, como o fato de "Os Simpsons" ter colocado Donald Trump como presidente dos EUA antes mesmo de ele se candidatar ao cargo que depois ocupou. "Eu entendo a repercussão da brincadeira porque há muitas coincidências que também me surpreenderam, como Donald Trump presidente, algo que bastante imprevisível. Pelo menos, depois dele [no desenho] veio a Lisa, então há esperança", explica o produtor que tem em Lisa a sua personagem favorita da animação.
Presença Ilustre
A lista de celebridades que já participaram de "Os Simpsons" é longa, e vai de Michael Jackson até a Oprah. Agora, no especial para o Star+ "Quando Billie Eilish conheceu Lisa" — já disponível na plataforma —, a cantora Billie Eilish e seu irmão Fineas também se transformaram em desenho animado.
"Nós estávamos procurando alguém ou algo novo para um especial e [o diretor] Jim Brooks sugeriu Billy. Falamos com a Disney e eles adoraram porque o filme 'Happier Than Ever' era um sucesso", conta Al Jean sobre a parceria.
"Nós nos encontramos online com ela e com Phineas e não poderia ter sido melhor. Nós realmente ficamos entusiasmados por trabalhar com eles", contou o produtor que é apenas elogios à estrela do pop. "Ela é muito engraçada, inacreditavelmente talentosa, não apenas como cantora, mas também como atriz."
Haverá um Fim?
"Os Simpsons" conta com 33 temporadas, com a 34 já anunciada, e se depender de Al Jean, a série durará ainda muitos e muitos anos. "Eu costumava dizer que ela duraria 30 anos, mas agora eu aposto em 'para sempre'."
Para sempre me parece um bom tempo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.