Topo

Fabio Assunção ganha 10 kg para série: 'Joguei muito carboidrato'

Fabio, à esquerda, em "Onde Está Meu Coração", e à direita em "Desalma" - Reprodução/Instagram/@fabioassuncaooficial
Fabio, à esquerda, em "Onde Está Meu Coração", e à direita em "Desalma" Imagem: Reprodução/Instagram/@fabioassuncaooficial

De Splash, em São Paulo

08/05/2022 11h17Atualizada em 08/05/2022 11h56

Fábio Assunção enfrentou uma maratona de mudanças físicas para seus próximos trabalhos na televisão e no streaming. O ator saiu dos 69 kg que havia conquistado para viver um homem com câncer na série "Fim", inspirada no livro de Fernanda Torres, para 80 kg em sua preparação para a série "Desalma", que estreou em 28 de abril na Globoplay.

O artista, que antes dos papéis chegou aos 97 kg, conta que definiu o corpo com o auxílio de um personal trainer e de uma dieta específica, que o fizeram perder e depois ganhar peso para os dois trabalhos.

"No fim de 2019, comecei a me preparar para 'Fim'. Em março, quando fui gravar, estava bem seco. Fiz dietas cetogênicas, em que se elimina carboidrato para dar uma secada. É uma alimentação muito controlada e um treino mais aeróbico. Cheguei a pesar 69kg, para a fase final, da morte do personagem", detalhou à colunista Patrícia Kogut.

Mas a preparação para o personagem foi interrompida com a pandemia de covid-19, que colocou uma pausa indefinida na produção da série. Em meio ao intervalo, Fabio recebeu a proposta para viver um bruxo na segunda temporada de "Desalma".

Para interpretar a criatura sobrenatural, que ressuscita após décadas, Fabio mudou completamente sua rotina de exercícios e alimentação, ganhando 10 kg para exibir um corpo musculoso.

"Ao receber o convite para 'Desalma' eu já estava com mais massa magra. E aí, quando tive essa percepção de que o Traian era muito primitivo nos instintos, senti a necessidade de reforçar essa questão na parte física, para deixá-lo mais forte, bruto. Fiz treinos de musculação e joguei muito carboidrato. Cheguei aos 80 kg. Tenho uma equipe que me acompanha desde o início", detalhou o ator à colunista.

Em meio ao lançamento da série da Globoplay, Fabio retomou também os trabalhos de "Fim", que ainda não tem previsão de estreia.

Sem folgas, nos próximos meses ele também atuará na novela "Olho por olho", de João Emanuel Carneiro, que também será lançada diretamente na plataforma de streaming da emissora carioca.

Ao falar sobre a escolha de seus trabalhos, Fabio destaca a conexão com os personagens e com as equipes das produções em que atua.

"Eu busco personagens que tragam alguma reflexão para a minha vida. Não saberia fazer algo que não me diga nada. Com Traian, por exemplo, eu questiono o tempo, a vida, a morte, o julgamento moral. Questiono em quais princípios éticos a sociedade está sustentada hoje", opinou.

O artista ainda falou da importância de considerar o responsável pela direção de cada projeto e seu comprometimento com a própria obra, a exemplo de Manguinha, que ele caracteriza como um "diretor de assinatura" que não apenas posiciona câmeras mas faz um trabalho "muito autoral".

"Gosto muito de produções como 'Onde está meu coração', que levam ao público reflexões acerca de coisas que são bastante estigmatizadas, sobre as quais as pessoas não conseguem discutir, como esse assunto de dependência química. Cada trabalho tem um viés, uma possibilidade específica de se relacionar com o público. Essas questões são algumas das que acho fundamentais", completou, em relação à série estrelada por Letícia Colin lançada em 2021.