Topo

Viola Davis dá discurso emocionante em Cannes: 'Arte não conhece cor'

Viola Davis no Festival de Cinema de Cannes - Mike Marsland/WireImage
Viola Davis no Festival de Cinema de Cannes Imagem: Mike Marsland/WireImage

Colaboração para Splash, em São Paulo

23/05/2022 16h55Atualizada em 23/05/2022 16h55

Viola Davis fez um discurso emocionante durante o jantar de Kering Starry em Cannes.

A atriz foi homenageada pelo festival de cinema, recebendo o prêmio Women In Motion, e deu um discurso sobre a importância da arte ao receber a estatueta. "Sou sempre, sempre muito tocada quando alguém me diz que meu trabalho ou minha vida significou algo para a pessoa. Apenas saibam que quem eu sou no final do dia é: eu não quero deixar algo para as pessoas. Quero deixar algo nas pessoas", disse Viola.

A homenageada continuou falando sobre como ser uma "garota de chocolate" a marcou na infância, e como isso a afeta em seu trabalho. "O poder da arte é que ela não conhece cor", disse a atriz, e continuou: "Eu quero que o meu teto seja o chão de alguém. Sempre quis que minha vida tivesse importância. Sempre quis deixar esta terra deixando um grande buraco nela. Mas, agora que fiz progressos em minha carreira, o que percebi é que eu quero elevar as histórias para pessoas de cor".

Viola também falou sobre os papéis dados hoje a pessoas de cor, que conseguem apenas atuar como "motoristas de ônibus, ou mulheres que vivem em comunidades perigosas e têm uma ou duas cenas num filme, ou sendo a melhor amiga da nossa colega de elenco branca".

A atriz recebeu o prêmio Women in Motion, que é dedicado a honrar ícones e inspirações do cinema. Alguns nomes que já foram homenageados com o prêmio são os de Jane Fonda, Susan Sarandon, Salma Hayek e Geena Davis.