Baterista da Yes, White gravou sucessos com John Lennon e George Harrison
De Splash, em São Paulo
26/05/2022 18h15
A banda Yes anunciou hoje a morte do baterista Alan White aos 72 anos. O músico fazia parte do grupo de rock desde 1972.
"É com muita tristeza que o Yes anuncia que Alan White, amado amigo e baterista há 50 anos, morreu, aos 72 anos, depois de uma breve doença", afirma o comunicado, divulgado nas redes sociais do grupo.
Além de décadas na estrada com a banda Yes, a carreira do músico também foi marcada por parcerias com músicos de sucesso internacional.
'Descoberta' de John Lennon
Segundo relato do site Variety, White começou a ganhar notoriedade no cenário musical internacional em 1969, quando John Lennon o convidou para se juntar à Plastic Ono Band, banda que formou ao lado da esposa, Yoko Ono, após a dissolução dos Beatles.
Assim como Eric Clapton, o baterista fez parte do projeto do álbum "Imagine", um dos mais marcantes da carreira de John Lennon. O músico também gravou "All Things Must Pass", de George Harrison, antes de fazer parte do Yes.
O site Variety conta que a relação começou quando Lennon viu White tocando em um grupo chamado Griffin. O baterista pensou ser uma "brincadeira" da estrela internacional, mas se apresentou com a Plastic Ono Band em Toronto, Canadá, dias após o primeiro convite.
Substituindo Bill Bruford, baterista da formação original, White gravou "Owner of a Lonely Heart", "The Gates of Delirium" e outros sucessos da Yes após entrar na banda em 1972, três anos depois de gravar com John Lennon.
A morte de Alan White
Em publicação nas redes sociais, a banda Yes anunciou, no último domingo (22), que White estava fora da turnê programada para o próximo mês no Reino Unido por conta de problemas de saúde.
O músico seria substituído por Jay Schellen. A banda não deu detalhes sobre a doença que causou a morte de Alan White.
Em 2017, o Yes passou a fazer parte da calçada da fama exclusiva do Rock.