Luis Miranda: 'Milton Gonçalves passa o bastão para muitos artistas negros'
Luis Miranda, 52, exaltou o legado de Milton Gonçalves, que morreu hoje aos 88 anos no Rio de Janeiro. O ator destacou a importância de Milton para os artistas negros brasileiros.
"A sensação é que fica esse legado, com toda essa carreira na TV e no cinema. Ele está passando o bastão para vários artistas negros em um momento conturbado da história. A história dele é um ensinamento", afirmou em entrevista à GloboNews.
Ao lembrar que Milton gostava de compartilhar histórias com os colegas de trabalho, Luis lamentou por muitos artistas jovens não terem a oportunidade de participar de projetos com Milton Gonçalves.
Milton abriu portas para tantos atores que estão começando. Devemos muito a ele. Pessoas como ele são o pilar da construção do negro na dramaturgia brasileira.
Luis Miranda em entrevista à GloboNews
O ator soube recentemente que Milton Gonçalves estava em casa recebendo a assistência dos filhos. "Era um homem de muita sabedora, conhecimento e bem-humorado".
"A história do Milton traz essa luta e o legado do negro brasileiro na cultura. Atores negros conquistaram por tudo que o Milton conseguiu anteriormente. Essa história continuará sendo contada, não se encerra aos 88 anos. Precisamos reverenciá-lo, aplaudi-lo e tê-lo como exemplo", concluiu Luis.
Morte de Milton Gonçalves
O ator morreu em decorrência das sequelas que ele enfrentava de um AVC, sofrido em 9 de fevereiro de 2020. À época, o artista tinha 86 anos e sofreu o acidente vascular cerebral isquêmico enquanto participava da feijoada da escola de samba Salgueiro, na Tijuca, Zona Norte do Rio.
Ele foi internado no Hospital Samaritano Barra, no Rio de Janeiro, onde ficou na UTI até 2 de março do mesmo ano.
Em janeiro de 2022, quase dois anos após ter sofrido o AVC, a filha de Milton Gonçalves, Catarina, contou à jornalista Patrícia Kogut, d'O Globo, que o pai ficou traqueostomizado durante todo o tempo que passou no hospital, além de lidar com sequelas na voz e na perna.
O artista estava na TV Globo desde o primeiro ano de atividades da emissora carioca, em 1965. Famosos lamentaram a morte do ator nas redes sociais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.