Topo

Globo exibe filme em homenagem a Milton Gonçalves na 'Sessão da Tarde'

Milton Gonçalves no filme "Juntos a Magia Acontece" - Divulgação
Milton Gonçalves no filme "Juntos a Magia Acontece" Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

31/05/2022 07h48Atualizada em 31/05/2022 11h27

A TV Globo mudou a programação e vai exibir o filme "Juntos a Magia Acontece" na "Sessão da Tarde" de hoje, em homenagem a Milton Gonçalves. O ator morreu ontem, aos 88 anos.

Segundo familiares, ele morreu em casa por volta de 12h30, por consequência de problemas de saúde que vinha enfrentando desde que teve um AVC.

O especial de natal exibido em 2019 ganhou o Leão de Ouro no Festival Internacional de Criatividade de Cannes 2020/2021. Na produção, Milton viveu o protagonista Orlando, um viúvo que reencontra alegria na vida com a oportunidade de ser o Papai Noel.

"Estar aqui e fazer esse personagem me emociona. É uma batalha de muitos anos, de séculos. A gente tem que eliminar o medo, tem que batalhar. Vou fazer o melhor Papai Noel que eu puder", disse em entrevista ao Gshow na estreia do filme.

Carreira

Nascido em 9 de dezembro de 1933, em Monte Santo (MG), Milton Gonçalves tem uma longa trajetória como ator e diretor. Antes de iniciar sua carreira artística, porém, foi aprendiz de sapateiro, de alfaiate e de gráfico.

Contratado pela TV Globo em 1965, ele formou o primeiro elenco de atores da emissora, fez mais de 40 novelas é lembrado por personagens marcantes da televisão brasileira, como o Professor Leão do infantil "Vila Sésamo" (1972), o Zelão das Asas, de "O Bem-Amado" (1973), e o médico Percival, de "Pecado Capital" (1975).

Como ator, participou de outras produções, como "Roque Santeiro" (1985), "Tenda dos Milagres" (1985), "As Noivas de Copacabana" (1992), "Agosto" (1993), "Chiquinha Gonzaga" (1999) e mais.

Milton esteve também nas duas versões de "Sinhá Moça": na original (1986) e no remake (2006), pelo qual foi indicado ao Emmy Internacional como melhor ator. Na cerimônia do evento, ele apresentou o prêmio de melhor programa infantil/adolescente ao lado da atriz Susan Sarandon — essa foi a primeira vez que um brasileiro apresentou um Emmy Internacional.

Já como diretor, sua primeira experiência aconteceu na novela "Irmãos Coragem" (1970), de Janete Clair. Ele também dirigiu os primeiros capítulos da novela "Selva de Pedra" (1972) e "Escrava Isaura" (1976), uma das novelas mais vistas no mundo.

Seu último trabalho na TV Globo foi na minissérie "Se eu Fechar os Olhos Agora", de 2019. Milton Gonçalves interpretou o menino Paulo na fase adulta. Atualmente, ele está no ar com a reprise de "A Favorita" no "Vale a Pena Ver de Novo".

Morre Milton Gonçalves: confira a trajetória do ator em fotos