Marcos, dupla de Belutti, faz comentário capacitista a nadador paralímpico
O cantor Marcos, dupla de Belutti, fez um comentário capacitista ao comentar o desempenho de Vrajamany, nadador paralímpico, no "Encontro" (TV Globo).
Ao assistir um vídeo do atleta fazendo flexões, o cantor disse que não consegue fazer o mesmo "nem com dois braços". A apresentadora Tati Machado concordou: "Eu ia falar isso!".
Apesar da intenção de elogiar o preparo físico do nadador, a frase tem viés capacitista e reforça preconceitos de que pessoas com deficiência não são capazes de grandes feitos. O atleta faz flexões devido ao treino de alto nível. Pessoas sem deficiência geralmente também não conseguem reproduzir o desempenho de atletas de alto nível sem deficiência.
Splash contatou a equipe da dupla em busca de um posicionamento e aguarda.
Ainda no programa, Fátima Bernardes cobrou um patrocínio para o rapaz de 19 anos, que ficou conhecido nacionalmente ao perder o braço após ser mordido por um tigre em 2014.
"Eu preciso dizer o seguinte: esse rapaz tá sem patrocínio, gente. É uma pessoa que tem uma dedicação imensa, intensa, nadando com pessoas que já foram para as Paralimpíadas. E a gente precisa conseguir isso", pediu a apresentadora.
"Eu ficaria muito feliz", respondeu Vrajamany, emocionado após receber uma homenagem da mãe.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.