Topo

Marcos, dupla de Belutti, faz comentário capacitista a nadador paralímpico

Marcos, da dupla Belutti, disse frase capacitista ao se referir a Vrajamany - Reprodução/TV Globo
Marcos, da dupla Belutti, disse frase capacitista ao se referir a Vrajamany Imagem: Reprodução/TV Globo

De Splash, em São Paulo

01/06/2022 12h05Atualizada em 01/06/2022 12h22

O cantor Marcos, dupla de Belutti, fez um comentário capacitista ao comentar o desempenho de Vrajamany, nadador paralímpico, no "Encontro" (TV Globo).

Ao assistir um vídeo do atleta fazendo flexões, o cantor disse que não consegue fazer o mesmo "nem com dois braços". A apresentadora Tati Machado concordou: "Eu ia falar isso!".

Apesar da intenção de elogiar o preparo físico do nadador, a frase tem viés capacitista e reforça preconceitos de que pessoas com deficiência não são capazes de grandes feitos. O atleta faz flexões devido ao treino de alto nível. Pessoas sem deficiência geralmente também não conseguem reproduzir o desempenho de atletas de alto nível sem deficiência.

Splash contatou a equipe da dupla em busca de um posicionamento e aguarda.

Ainda no programa, Fátima Bernardes cobrou um patrocínio para o rapaz de 19 anos, que ficou conhecido nacionalmente ao perder o braço após ser mordido por um tigre em 2014.

"Eu preciso dizer o seguinte: esse rapaz tá sem patrocínio, gente. É uma pessoa que tem uma dedicação imensa, intensa, nadando com pessoas que já foram para as Paralimpíadas. E a gente precisa conseguir isso", pediu a apresentadora.

"Eu ficaria muito feliz", respondeu Vrajamany, emocionado após receber uma homenagem da mãe.