Xuxa perde em 2ª instância ação de danos morais contra Carla Zambelli
Xuxa Meneghel perdeu o recurso — segunda instância — de uma ação de indenização por dano moral que move contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
A apresentadora abriu o processo em agosto de 2020, após Zambelli criticar seu livro "Maya: Bebê Arco-Íris", que aborda a temática LGBTQIA+ para crianças. Na ocasião, em vídeo divulgado nas redes sociais, ela afirmou que a obra poderia levar à "destruição de valores humanos" das crianças. Xuxa pedia R$ 150 mil na ação.
O alvo dessa teia de destruição de valores humanos não é mais você. Essa mira está apontada para a mente das nossas crianças! Sexualizar e instigar inocentes ao sexo pavimenta a pedofilia e a depravação. Não tenhais medo. Lute por elas conosco. disse Carla Zambelli na época
Splash teve acesso ao acórdão publicado hoje pelo TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo). No documento, o relator Luiz Antonio Costa alega que "o exercício da liberdade de expressão somente gera o dever de indenizar nos casos em que a pessoa excede os limites da razoabilidade, de modo a violar direitos da personalidade de outrem."
"Dados esses fundamentos, entendo que, no caso dos autos, não se verificou o dano consistente em ofensa a direito da personalidade da Apelante [Xuxa]", diz a decisão.
A ação havia sido julgada em primeira instância em julho do ano passado. Na ocasião, a decisão da 15ª Vara Cível também entendeu que Zambelli fez o comentário dentro da liberdade de expressão e não poderia ser condenada por isso, o que culminaria em censura.
A reportagem tentou contato, via assessoria de imprensa e defesa, com Xuxa e Carla Zambelli, mas não obteve retorno até o momento da publicação desta nota. Assim que houver resposta, o texto será atualizado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.