Retorno esperado de bisnetos: o que rolou desde que Harry e Meghan partiram
O príncipe Harry e a duquesa Meghan Markle anunciaram em janeiro de 2020 que iriam se afastar das funções e deveres na Família Real Britânica e, desde então, vivem bem longe, na Califórnia (EUA). Em abril, eles finalmente retornam ao Reino Unidos para as comemorações do Jubileu de Platina (70 anos de reinado) da Rainha Elizabeth 2ª, mas a monarca sequer conhece a segunda filha do casal, Lilibet.
Então, o reencontro marcado para os próximos dias é muito aguardado. Pela primeira vez, a rainha de 96 anos verá de perto da bisneta de 1 ano. O aniversário da criança será comemorado no próximo sábado (4), no Frogmore Cottage, próximo ao Castelo Windsor.
Relembre o que aconteceu durante esse tempo:
Adeus, monarquia
A relação do duque e da duquesa de Sussex com a família real sempre foi bastante conturbada. Em 2020, eles pediram o afastamento das funções reais para "trabalhar a fim de ser financeiramente independentes".
Na época, logo após o nascimento do primeiro filho Archie, em 6 de maio de 2019, disseram que dividiriam seu tempo entre o Reino Unido e a América do Norte.
No dia 19 de fevereiro de 2021, foi oficializado que não faziam mais parte da família real britânica, mas "continuavam sendo membros muito queridos da família real".
Vida nova
Longe das rédeas da Coroa, eles compraram uma mansão de US$ 19,9 milhões, o equivalente a R$ 80 milhões, em Montecito, bairro de luxo de Santa Bárbara, na Califórnia. A casa fica em um condomínio privativo, mede 1.730 m² e fica em um terreno de 21 mil m².
Por um tempo, moraram por alguns meses no Canadá e em Los Angeles antes de decidirem fixar moradia.
Harry conseguiu um emprego em uma startup norte-americana chamada BetterUp Inc. Ele é "chief impact officer", equivalente a "diretor de impacto".
Bastidores contados à Oprah
Em março de 2021, já nos Estados Unidos, o casal deu uma polêmica entrevista a Oprah Winfrey e revelou o que levou ao distanciamento.
Segundo Meghan, houve certo receio, por parte do Palácio de Buckingham, de que Archie nascesse com a pele escura —a afirmação caiu como uma bomba na realeza. Além disso, eles foram informados que o primogênito não receberia título de príncipe, nem teria direito à segurança, mesmo com tantos assédios vindos da imprensa.
Em um documentário da rede ITV, produzido durante tour deles pela África, Meghan afirmou ainda que a adaptação da vida real havia sido muito "difícil" e que não estava preparada para o nível de escrutínio intenso da mídia, apesar dos alertas dados por seus amigos britânicos de que os periódicos poderiam "destruir" sua vida.
Nesse meio tempo, Harry participou de um episódio da série documental "The Me You Can't See" (O meu eu que você não pode ver, em tradução livre), produzida pelo príncipe e por Oprah, e contou do seu processo de análise.
Ele lembrou uma discussão com a esposa. "Eu me senti de alguma forma envergonhado e na defensiva, tipo, 'como você ousa me chamar de criança?'. E ela disse 'não, não estou te chamando de criança, estou expressando simpatia e empatia pelo que aconteceu quando você era uma criança. Você nunca processou e nunca pode falar sobre isso e agora você está projetando isso tudo de diferentes formas'", relembrou.
"Esse foi o começo da minha jornada de aprendizado. Compreendi que estava vivendo em uma bolha com a minha família. Eu estava praticamente preso dentro de uma forma de pensar e de uma mentalidade."
A série reúne depoimentos de celebridades sobre questões de saúde mental. No seu, Harry contou que, no passado, chegou a usar drogas e álcool para lidar com a ansiedade e estresse que sentia pela perda da mãe, a princesa Diana. "Eu estava disposto a fazer e experimentar essas coisas que me fariam ter a sensação de não sentir nada", disse.
Morte de Philip
Quando estava grávida novamente, depois de ter sofrido um aborto espontâneo, em julho de 2020, o príncipe Philip, marido da rainha, morreu. Ela foi aconselhada pelos médicos a não viajar ao funeral.
O príncipe Harry voltou sozinho à Inglaterra pela primeira vez desde que abdicou da vida real e deu a entrevista à Oprah.
Segunda filha do casal
No dia 4 de junho de 2021, Meghan deu à luz uma menina. "É com grande alegria que o Príncipe Harry e Meghan, o Duque e a Duquesa de Sussex, dão as boas-vindas a sua filha, Lilibet", disse um porta-voz do casal.
Lilibet Diana recebeu o nome em homenagem à rainha Elizabeth, cujo apelido familiar é Lilibet, e à mãe de Harry, Princesa Diana.
"Ela é mais do que jamais poderíamos ter imaginado e somos gratos pelo amor e pelas orações que recebemos de todo mundo", informou o site Archewell, fundação comandada pelo casal, que naquele momento já tinha abandonado a assinatura real.
Em seu perfil oficial no Twitter, a Família Real Britânica celebrou o nascimento da 11ª bisneta da rainha.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.