'Pantanal': o que é currutela, lugar onde José Lucas nasceu?
José Lucas de Nada (Irandhir Santos) chegou ao Pantanal agitando a vida de José Leôncio (Marcos Palmeira) e trazendo novos dramas para o rei do gado e sua conturbada família. O rapaz, filho de Generosa (Giovana Cordeiro), conta que nasceu e foi criado em uma currutela, e que é, literalmente, "neto e filho da puta".
Mas o que é exatamente uma currutela?
Em linhas gerais, trata-se de uma casa de prostituição. Mas o termo tem suas origens fincadas no interior do Brasil, sobretudo em regiões de garimpo no Amazonas e no estado de Goiás. Ele tem mais de um significado, mas este acaba sendo o mais usado (inclusive pelo folhetim da TV Globo).
Em locais do interior do país onde há garimpo, currutela é o nome dado a casas e vilas que ficam localizadas à beira de estradas, fora das cidades.
Esses locais são casas de encontro, e costumam reunir músicas, bebidas e prostituição. Por atraírem muitos garimpeiros e tropeiros, o nome "currutela" acabou se transformando em sinônimo para prostíbulos, até mesmo por associação direta e popular à zonas de prostituição e porque muitos homens frequentam tais casas em busca de sexo.
Mesmo com este significado sendo o mais conhecido, o nome também é utilizado quando trata intrinsecamente de uma região isolada, afastada de centros urbanos e pouco populada. Isso não tem necessariamente uma ligação direta com prostíbulos e, nestes casos, o termo refere-se apenas a "pequenos lugares", vilarejos.
Foi em uma dessas casas que José Leôncio, ainda na juventude, conheceu Generosa, e perdeu sua virgindade com ela. O ato acabou gerando um filho, o mais velho, que agora se soma a Tadeu (José Loreto) e Joventino (Jesuíta Barbosa) na novela.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.