Jurassic Park: 5 fatos sobre a franquia que você provavelmente não sabe
No início da década de 90, o primeiro Jurassic Park chegava aos cinemas. Transformando por completo as técnicas de efeitos visuais cinematográficos, recriando criaturas extintas através do uso de animatrônicos e computação gráfica, o diretor Steve Spielberg e sua equipe revolucionaram a sétima arte em 1993.
Em 2015, a trilogia Jurassic World foi iniciada, revivendo a magia dos dinossauros nas telonas. Embora não conte mais com a direção de Spielberg, um dos maiores responsáveis pelo sucesso dos primeiros filmes, ele ainda exerce importante influência na história. Retornando como produtor executivo, ele garante que tudo esteja à altura do legado que ajudou a construir.
Jurassic World: Domínio chega aos cinemas nesta quinta-feira (2), e conclui a nova série de filmes do diretor Colin Trevorrow. Em uma verdadeira celebração aos fãs do clássico, o longa conta com o retorno de Laura Dern, Sam Neil e Jeff Goldblum, que viveram os protagonistas do original.
Aqui, trazemos cinco curiosidades sobre a franquia, que provam a sua importância para a cultura pop e até mesmo para o avanço das pesquisas sobre essas criaturas jurássicas. Confira:
#1 | WESTWORLD E O PARQUE DOS DINOSSAUROS
Michael Crichton é um escritor de sucesso, e foi o criador de Westworld, adaptado recentemente no seriado da HBO Max. Originalmente, Michael desenvolveu o roteiro para o longa de mesmo nome, lançado em 1973, pois acreditava que a história, bastante visual, não daria certo em formato literário.
Após o sucesso da ficção científica, maior filme da MGM naquele ano, Crichton decidiu criar uma nova história. E foi inspirado pelos principais temas de Westworld, como parques temáticos e conflitos éticos entre humanos e suas criações, que Crichton escreveu o livro Jurassic Park. Lançado em 1990, a obra foi adaptada para os cinemas poucos anos depois.
#2 | UM SONHO ANTIGO?
Após o anúncio que confirmou o retorno do trio de Jurassic Park (1993) à franquia, ansiedade e nostalgia preencheram os corações dos fãs da saga.
Para aproveitar o encontro entre as duas trilogias e homenagear um dos mais icônicos personagens desse universo, logo no início do trailer de Jurassic World: Domínio, ouvimos uma voz bastante familiar.
A fala faz parte de uma das cenas de Jurassic Park (acima), na qual o Dr. John Hammond expõe a Ellie Sattler o sonho de construir o parque temático. Sir Richard Attenborough, que interpretou o CEO do empreendimento que vimos no primeiro longa, faleceu em 2014. Contudo, sua memória se mantém presente em todos os filmes e derivados da franquia.
#3 | T.REX REPRISANDO O PAPEL
A volta de Laura Dern, Sam Neil e Jeff Goldblum alegrou os fãs de Jurassic Park. Entretanto, eles não são os únicos personagens da saga original que voltam a aparecer na nova trilogia.
Na época do lançamento de Jurassic World, o diretor Colin Trevorrow revelou que a fêmea de Tiranossauro Rex vista em seu longa é a mesma que aterroriza o trio no filme de origem:
"Ela está na ilha há vinte e dois anos, é um pouco mais velha, está com fome e com muita raiva!", declarou o cineasta.
#4 | UM ESTÍMULO AOS ESTUDOS
"A vida imita a arte", já dizia Oscar Wilde. Contudo, mesmo que Jurassic Park tenha apresentado um mundo esteticamente realista, pode ser difícil imaginar a possibilidade de trazer dinossauros de volta à vida.
Ainda assim, a magia do cinema incentivou milhares de pessoas a seguir os estudos da Paleontologia, ciência que estuda os seres vivos que já habitaram a Terra, seus costumes, vestígios e como se relacionam com a vida que existe em nosso planeta atualmente.
Em 1993, houve um aumento significativo nas pesquisas relacionadas ao tema. Na semana de lançamento do longa, a revista Nature publicou um artigo sobre a extração e sequenciamento do DNA de um inseto, preservado em âmbar por mais de 125 milhões de anos - bem semelhante aos fatos apresentados no primeiro filme.
Até Jack Horner, paleontólogo que atuou como consultor científico de Jurassic Park, parece ter sido beneficiado com o seu sucesso. Ele recebeu uma bolsa de estudos no mesmo ano, o que ajudou a financiar sua pesquisa sobre o DNA de dinossauros. Em 2015, durante entrevista concedida à Popular Science, Horner disse acreditar que dinossauros podem ser criados como animais de estimação muito em breve.
#5 | UMA DAS MAIORES BILHETERIAS DA HISTÓRIA
Jurassic World (2015), que marcou o retorno da franquia aos cinemas, é o maior sucesso já lançado pela Universal Pictures.
Além de proporcionar a oportunidade de assistir a um show de efeitos especiais nas telonas, muitas gerações puderam se reconectar com a magia da saga. O filme arrecadou 1,671 bilhão de dólares pelo mundo, e é a 7ª maior bilheteria da história do cinema.
Em Jurassic World: Domínio, acompanhamos a conclusão da trilogia, que se passa quatro anos após a destruição da Isla Nublar. Desta vez, os dinossauros vivem - e caçam - ao lado de humanos em todo o mundo. Esse frágil equilíbrio remodelará o futuro e determinará, de uma vez por todas, se os seres humanos continuarão sendo os principais predadores do planeta, já que agora o compartilham com as criaturas mais temíveis da história.
Novamente dirigido por Colin Trevorrow, o elenco ainda conta com o retorno de Chris Pratt (Owen Grady) e Bryce Dallas Howard (Claire), que estrelaram os dois filmes anteriores. Jurassic World: Domínio estreia nos cinemas nesta quinta-feira, 2 de junho - garanta o seu ingresso através do nosso site ou app.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.