'Série 'Maldivas' é sátira bem feita de gente rica', diz Manu Gavassi
Maldivas é um luxuoso condomínio na Barra da Tijuca, no Rio. Seus moradores são pessoas abastadas, que vivem de aparência e priorizam status em detrimento de todo o resto. Os segredos de cada um dos que ali vivem parecem bem guardados, até que um assassinato mexe com as estruturas do local e todos são obrigados a lidar com as consequências de seus atos.
Desta maneira se inicia "Maldivas", a nova série da Netflix, uma mistura de drama e comédia que não mede esforços ao tirar sarro de gente rica. Trata-se de uma das mais aguardadas produções nacionais da plataforma, reunindo um elenco repleto de nomes como Manu Gavassi, Bruna Marquezine, Klebber Toledo, Carol Castro e Sheron Menezzes.
Manu Gavassi interpreta Milene, a síndica do Maldivas, uma mulher que, superficialmente, demonstra ser dona do próprio nariz e ter tudo sob controle. Casada com o cirurgião plástico Vitor Hugo (Klebber Toledo), ela é infeliz em sua intimidade e as coisas não são como ela demonstra ser. Tudo isso é mostrado ao público com cenas que misturam dramas pessoais com muito bom humor.
Para Gavassi, "Maldivas" entrega uma "sátira bem feita" de pessoas como Milene, o que deve atrair inclusive aqueles que se identificam com a personagem. "Sabendo fazer humor respeitoso e bem feito, todo mundo ri, até mesmo que está sendo zoado", diz em entrevista a Splash. "Eu sei disso porque já usei esse artifício várias vezes, já fiz zoeira comigo até mesmo em trabalhos. Acho que essa foi a grande virada para mim."
Existe um poder muito grande na comédia, de você poder falar sobre as coisas e se observar também. Eu acho que esse é o caso de 'Maldivas'.
"Existe uma diversão de você rir disso na tela, dos problemas dessas mulheres, ao mesmo tempo que existem coisas extremamente superficiais, e essa é a graça da série: misturar esse superficial com camadas mais profundas."
A atriz entende que, ao desenrolar de "Maldivas", o público conhecerá mais da intimidade de cada uma das personagens, cada uma vivendo diferentes dificuldades. "Você percebe que existem traços de humanidade e problemas reais. Tem o lance da autoestima, por exemplo, de você ser humilhada por alguém que você ama. Isso dói em qualquer um."
Manu Gavassi brinca que os "problemas de gente rica" vividos pelas personagens também são sentidos por ela na vida real, como aconteceu recentemente, quando a atriz teve seu passaporte roubado durante uma viagem na Europa. "Ser roubada é ser roubada em qualquer lugar, não é legal. Ainda mais o seu passaporte, o que gera uma grande burocracia."
"Eu nem dramatizei esse assunto, justamente por isso. Pô, estou confortável, estou fazendo a minha viagem. Existiu isso? Sim, mas não farei disso um grande drama."
"Amiga de faculdade"
Em "Maldivas", Gavassi trabalha junto com a amiga Bruna Marquezine, na estreia de ambas na Netflix. Com bom humor, a atriz relembrou o início da amizade: "A gente se conheceu trabalhando em uma novela que ninguém nem lembra que eu fiz, eu mal aparecia."
Segundo conta Manu Gavassi, as duas são muito próximas e já passaram por "muitas coisas" juntas. "Agora estamos em uma fase com muito mais maturidade, adultas, trabalhando no mesmo projeto."
Na série, Bruna Marquezine interpreta Liz, uma jovem que se muda para o Maldivas e investiga o assassinato da mãe, crime do qual Milene é uma das suspeitas. O clima de animosidade ficou apenas entre as personagens, afinal as amigas aproveitaram os bastidores para ficar o máximo possível juntas.
"Os apartamentos do prédio onde gravamos eram os camarins, e a gente dividia o mesmo. A Bruna era maluca, quando eu cheguei no camarim dela, tudo estava decorado, com sofá, tapete... Me senti na universidade que eu não fiz, morando com a minha amiga da faculdade."
Liz e Milene não dividem muito tempo de tela, mas isso não foi um obstáculo. Gavassi conta que, para passar o tempo, elas jogavam UNO e conversavam muito.
Agora, com Marquezine morando nos Estados Unidos para gravar "Besouro Azul", vindouro filme da DC, as amigas se mantêm atualizadas por mensagens. "Quando nos encontramos pessoalmente, temos que tirar umas quatro horas para conversarmos. Fizemos isso antes da viagem dela e estou profundamente feliz. Ela é um exemplo de quando colocamos nosso coração no lugar, as coisas acontecem. Estou muito orgulhosa."
Maior desafio
"Maldivas" foi criada por Natalia Klein, que, além de roteirizar a série, também atua como Verônica, uma moradora do condomínio que faz de tudo para desmascarar Milene. Gavassi conta que já era fã da autora antes de ser chamada para o projeto, e encara o papel na produção como um "grande presente" e um desafio.
"Eu estava ali com atrizes muito acostumadas, que trabalham há muitos e muitos anos. E eu vinha de um momento que fazia muito tempo que eu não atuava nesse ambiente." A artista então viu que era preciso se dedicar mais do que imaginava. "Eu sei que o público tem uma percepção de que eu nunca fiz nada como atriz, então essa é minha oportunidade de mostrar."
Próximos Passos
Os sete episódios de "Maldivas" chegam à Netflix no próximo dia 15 de junho e a expectativa de Manu Gavassi está bastante controlada. "Eu acho legal o fato de ser uma plataforma global, mas estou tranquila. Acho que tem muito potencial, mas eu não fico pirando nisso não. Eu deixo a vida me surpreender."
Se o lado atriz ainda é uma faceta menos conhecida do público, Gavassi terá na agenda compromissos com a sua vertente cantora. A partir do próximo mês, ela começa a turnê "Eu Só Queria Ser Normal". Questionada sobre o BBB, programa do qual foi finalista em 2020, revelou não ter assistido à 22ª edição do reality show.
Com tantas coisas para fazer e aproveitar, Manu Gavassi tem apenas uma certeza do que não quer fazer no momento: ser igual a Milene e se candidatar a síndica de seu condomínio.
Já basta a vida, gente, ainda ter que organizar a vida de toda a galera? que dor de cabeça. Não, não me chamem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.