Topo

R. Kelly pode pegar 25 anos de prisão por crime sexual, diz promotor

O cantor americano R. Kelly - Mike Pont/Getty Images
O cantor americano R. Kelly Imagem: Mike Pont/Getty Images

Colaboração para Splash, de São Paulo

09/06/2022 08h33Atualizada em 09/06/2022 08h33

Nesta quarta-feira, promotores federais de Nova York disseram que R. Kelly, 55 anos, deve pegar mais de 25 anos de prisão, após ser condenado por tráfico sexual e extorsão no ano passado. Segundo as autoridades, o cantor "evitou a punição por quase 30 anos e agora deve ser responsabilizado".

Em setembro, o artista foi condenado em nove acusações de má conduta sexual. As alegações afirmavam que o famoso tinha organizado um esquema para recrutar e abusar de mulheres - maiores e menores de idade.

Em uma petição, os promotores da Procuradoria dos EUA no Brooklyn pediram uma sentença próxima à prisão perpétua. À juíza Ann M. Donnelly, afirmaram que o cantor merece a punição pela gravidade de seus crimes.

"Os crimes do réu foram calculados, metódicos e parte de um padrão de longa data de usar sua plataforma como uma personalidade musical maior que a vida e sua rede profunda para obter acesso a adolescentes, muitos dos quais eram particularmente vulneráveis, e depois explorá-los para seu ganho pessoal e gratificação sexual", comentaram.

Além disso, as autoridades alegam ter medo de que R. Kelly cometa mais crimes se for liberado. "Ele representa um sério perigo para o público. Suas ações eram descaradas, manipuladoras, controladoras e coercitivas. Ele não mostrou nenhum remorso ou respeito pela lei", reforçaram.

Por sua vez, R. Kelly passará por um segundo julgamento em agosto, no qual os promotores federais de Chicago acusam-no de posse de pornografia infantil e obstrução da justiça. Com isso, poderá ter condenações adicionais.