Topo

Como estão os atores do trisal de 'Armação Ilimitada' 34 anos depois?

"Armação Ilimitada" foi exibido entre 1985 e 1988 - Reprodução
'Armação Ilimitada' foi exibido entre 1985 e 1988 Imagem: Reprodução

Filipe Pavão

De Splash, no Rio

11/06/2022 04h00

Com o fim da ditadura militar e da censura televisiva na década de 1980, atrações chegaram às telinhas com a premissa de maior liberdade nos costumes. Dentre elas, o seriado "Armação Ilimitada", exibido pela TV Globo entre 1985 e 1988. Voltado ao público adolescente e jovem, o seriado era exibido nas noites de sexta-feira.

Protagonizada por Kadu Moliterno, André de Biase e Andréa Beltrão, a série foi considerada ousada por contar a história de um trisal. Na narrativa, os amigos Juba e Lula dividiam oficialmente, e sem problemas, a mesma namorada, fazendo alusão ao filme francês "Jules et Jim", de François Truffaut. O trio chegou a adotar uma criança.

Além da mesma namorada, os jovens amigos também dividiam uma pequena empresa de prestação de serviços, a Armação Ilimitada, na Zona Sul do Rio. Dentre as atividades a que se dedicavam, estavam: mergulho, pilotagem, competições esportivas e dublagem de filmes.

34 anos depois, como estão os atores que fizeram o trisal e do seriado que marcou a década de 1980?

Kadu Moliterno

O Juba de "Armação Ilimitada", Kadu Moliterno já era um rosto conhecido do público, mas ganhou mais visibilidade com o personagem surfista. Depois, engatou diferentes produções na TV, como a minissérie "Anos Rebeldes" (1992) e as novelas "Anjo Mau" (1997) e "Como uma Onda" (2004).

Ele está fora das telinhas desde 2019 quando participou de "Topíssima", na Record. Em recente entrevista a Splash, ele fez um apelo para voltar a atuar em novelas.

"Aproveito a chegada aos 70 para pedir um emprego. Quero que as pessoas saibam que o Kadu quer e precisa trabalhar. "Me perguntam: 'Por que você não volta?' E eu digo: 'Porque não me chamam'. Muitos autores acham que a gente não quer trabalhar. Pelo contrário", disse.

Fora da TV, Kadu já foi acusado de cometer violência doméstica contra ex-parceiras, assunto que o ator prefere não comentar em entrevistas. Ele chegou a ser condenado a prestar serviços por um ano em uma instituição social por ter agredido com um soco a então mulher Ingrid Saldanha, mãe de seus três filhos, em fevereiro de 2016. Já em 2014, ele foi acusado de agressão pela ex-namorada Brisa Ramos em uma rede social. Na época, ele disse ter sido alvo de chantagem. Em contato com a assessoria do artista hoje, Splash foi informado "que realmente mais nada deste assunto será abordado da parte de Kadu"

Kadu Moliterno está prestes a completar 70 anos - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Kadu Moliterno está prestes a completar 70 anos
Imagem: Arquivo pessoal

André de Biase

André de Biase ganhou projeção nacional em 1982 com o filme "Menino do Rio", mas se tornou um sucesso na TV ao viver o Lula de "Armação Ilimitada". Depois, chegou a participar de "Confissões de Adolescente" e algumas temporadas de Malhação, entre 2001 e 2006. Na sequência migrou para a Record TV.

Está fora das telinhas desde 2014 quando fez parte do elenco da novela "Vitória", da Record. No ano seguinte, chegou a fazer uma participação em um episódio do humorístico "Vai Que Cola", no Multishow.

Em 2017, quando o seriado ganhou reprise no Canal VIVA, o ator relembrou o sucesso do projeto em entrevista ao UOL.

"É um fenômeno que marcou uma época maravilhosa na vida das pessoas. Era um projeto arriscado, diferente de tudo que era feito. A partir dele, surgiram programas com outra velocidade, com outra linguagem. Para mim, estar reprisando até hoje é motivo de muita alegria", disse o ator, que tem 65 anos hoje

André de Biase como Lula em "Armação Ilimitada", sucesso nos anos 80, e atualmente - Divulgação e Reprodução/Instagram/andredebiase - Divulgação e Reprodução/Instagram/andredebiase
André de Biase como Lula em "Armação Ilimitada", sucesso nos anos 80, e atualmente
Imagem: Divulgação e Reprodução/Instagram/andredebiase

Andréa Beltrão

Depois de interpretar a jornalista Zelda Scott, Andréa Beltrão seguiu investindo na TV. Dois dos papeis mais lembrados de sua carreira são a Marilda, de "A Grande Família", entre 2002 e 2009, e Sueli, de "Tapas e Beijos", entre 2011 e 2015.

Mas a atriz também teve papéis marcantes no cinema e no teatro. Nas telonas, ela fez "Cazuza - O Tempo não Pára" (2004), "O Bem-Amado" (2010) e "Hebe: A Estrela do Brasil" (2019). Entre os destaques nos palcos, a peça "Antígona de Sófocles", a qual lhe rendeu o prêmio APCA de melhor atriz em 2017.

Em sua novela mais recente, "Um Lugar ao Sol", exibida até março deste ano, a atriz debateu o envelhecimento feminino no mundo da moda. Em entrevista à revista Quem, falou que se sente mais bonita hoje, aos 58 anos, que no passado.

Quando me olho no espelho, até me acho mais bonita hoje do que antes. Tem dias que vejo imagens antigas e falo: 'Nossa, que semblante pesado'. Hoje, estou mais leve.

Rebeca, personagem de Andréa Beltrão em "Um Lugar ao Sol" (TV Globo) - Globo/Fabio Rocha - Globo/Fabio Rocha
Rebeca, personagem de Andréa Beltrão em "Um Lugar ao Sol" (TV Globo)
Imagem: Globo/Fabio Rocha