Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


Leandro Lima se despede de 'Pantanal' e diz como foi gravar a cena final

Levi (Leandro Lima) de Pantanal - Reprodução - TV Globo
Levi (Leandro Lima) de Pantanal Imagem: Reprodução - TV Globo

Colaboração para Splash, em São Paulo

13/06/2022 23h27

O capítulo de hoje à noite em "Pantanal" (TV Globo) mostrou a sequência da morte de Levi, interpretado por Leandro Lima, de 40 anos, que se despediu da trama das 21h. O ator contou foi como gravar as cenas da sua despedida.

"Foi significativa a gravação, porque foi uma despedida, nem sempre tem oportunidade de ordem que vai ao ar, me despedi do Levi e da equipe deste trabalho neste dia. Foi muito intenso!", contou Leandro, em entrevista ao site Gshow.

No capítulo, Levi sequestrou Muda na tentativa de deixar o Pantanal com ela. O peão foi até a tapera de Juma buscar sua arma e foi rendido pela namorada de Jove (Jesuíta Barbosa).

Juma acertou um tiro no peito de Levi, que fugiu. Sangrando, ele encontrou Tibério (Guito Show) e disse ter matado Muda. O peão entrou no barco e, perseguido por Tibério, acabou sofrendo uma acidente e caindo no rio. Levi se recusou a aceitar a ajuda do adversário e acabou sendo devorado por piranhas.

A gravação da sequência da morte do personagem durou nada menos do que quatro horas e arrancou aplausos de toda a produção para o desempenho de Leandro, que precisou passar esse tempo todo dentro da água. Foram utilizados vários barcos, suporte de jet-skis e mais de 30 profissionais.

Em entrevista ao Gshow, o ator detalhou que precisou ficar com o traje completo (roupas e botas) de peão dentro do rio. "O mais difícil foi manter energia em cima por horas. Ficar dentro da água com bota é dificuldade física que não é nada perto da dificuldade emocional", relatou.

Fiquei um tempo nadando de bota, mas o mais impressionante do olhar técnico foi isso. Não teve ensaio, foi todo um planejamento seguido.
Leandro Lima

Davi Lacerda, diretor de cena da novela, exaltou o ator por ter recorrido ao dublê somente no momento em que o barco do personagem acaba virando no rio. A cena em que as piranhas atacam Levi, segundo o profissional, contou com efeitos especiais.

"Os efeitos são montados por um equipamento que simula o efeito das piranhas na água e vai soltando sangue cenográfico, ao mesmo tempo", explicou.

O ator se despediu de "Pantanal" feliz em saber que o fim trágico do personagem traz uma mensagem ao público de o que começa errado não vai terminar bem.

É justo pelo o que ele faz até ali e é importante mostrar que uma relação que começa tóxica dificilmente se reverte em algo bom. O Levi nos mostra que ações tem consequências, mesmo eu sofrendo um pouco de saber que ele não está até o fim da novela.
Leandro Lima