Gilberto Gil tem disco em inglês resgatado e ganha museu virtual no Google
Gilberto Gil ganhou uma mostra digital que homenageia sua vida e obra. Para celebrar o aniversário de 80 anos do cantor e compositor — que será em 26 de junho —, o Google Arts & Culture, em parceria com o Instituto Gilberto Gil, lançou "O Ritmo de Gil".
A mostra reúne materiais inéditos do artista, com mais de 41 mil imagens e documentos e 900 vídeos e gravações que contam toda sua trajetória. Essa é a primeira vez que o acervo de um artista vivo é disponibilizado na plataforma.
Entre as preciosidades do material está um álbum de 1982, gravado em Nova York, nunca lançado por Gil — e que acabou perdido em sua volta ao Brasil. Agora, sua história chega ao público pela primeira vez.
O material do "disco perdido" foi encontrado durante o processo de curadoria e digitalização dos materiais e revela gravações inéditas do artista, como a música "You Need Love". Nesta seção da coleção, é possível ouvir todas as músicas do álbum inédito e conhecer o contexto de sua produção.
O acervo de "O Ritmo de Gil" contém ainda uma rica coleção de itens da trajetória do artista, e desbrava por meio de documentos, fotos e vídeos da carreira sua influência sobre a cultura brasileira e o cenário musical global.
"A retrospectiva inédita sobre Gil retrata a vida e obra desse artista símbolo da cultura brasileira e do homem cercado de muitos outros artistas, amigos e da família. A partir de hoje, amantes da cultura brasileira, da afro-musicalidade, fãs e admiradores de Gilberto Gil em todo o mundo poderão acessar, à distância de alguns cliques, o tesouro que é sua história", disse a gerente de projetos do Google Arts & Culture Valéria Gasparotti.
A mostra "O Ritmo de Gil" pode ser acessada aqui.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.