Talitha pede a convidada negra para servir e motiva discussão sobre racismo
Uma atitude de Talitha Morete no "É De Casa" (TV Globo) do último sábado levantou uma discussão nas redes sociais. A apresentadora contou que estava fazendo as unhas em um salão de beleza quando conheceu Silene, mulher negra vendedora de cocadas.
Com o sucesso dos doces da mulher no local, Talitha decidiu convidá-la para reproduzir a receita no programa. Quando as cocadas já estavam prontas e todos estavam sentados, a apresentadora levantou, pegou a bandeja com os doces e entregou para Silene servir.
"Silene, a dona da cocada, vai fazer as honras da casa, vai servir todo mundo. Por favor, pode oferecer, que tá todo mundo querendo a sua cocada, tá, Silene?", diz Talitha.
A doceira levanta oferece a sobremesa primeiro para a apresentadora, que a abraça. Manoel Soares, único apresentador negro do programa, também levanta e pega a bandeja das mãos da convidada. "Vamos fazer o seguinte? Eu vou ser o seu garçom e você vai me orientar para quem eu vou servir, porque você não vai servir ninguém", diz.
Nas redes sociais, espectadores criticaram o comportamento da apresentadora, levantando uma discussão sobre racismo estrutural. Ao invés de servir os doces, Talitha, mulher branca, terceirizou a função a uma mulher negra, convidada do programa.
As críticas chegaram até o perfil pessoal da apresentadora no Instagram. "Quem faz as honras da casa é o dono da casa e não a convidada", escreveu uma pessoa. "Deveria pedir desculpas a moça pelo constrangimento", disse outra.
Desculpas
No início da tarde de hoje, Talitha fez uma publicação pedindo desculpas pelo ocorrido com a legenda: "Fica aqui registrado o meu pedido de desculpas à dona Silene e a todos vocês. Muito obrigada".
"Antes de vir aqui, a primeira coisa que fez foi falar com a Dona Silene e pedir desculpas para ela. Eu também preciso me desculpar com todas as pessoas, com o meu público, pela minha fala. Errei e não há nada a ser dito para justificar ou minimizar esse erro, a não ser me desculpar. Desde sábado, eu tenho refletido sobre o ocorrido", começou ela na publicação.
E continuou: "Eu tenho refletido sobre o lugar que ocupei nesse contexto. Como ser humano, como comunicadora, quero transformar esse episódio em aprendizado e num compromisso de vigília antirracista constante. É isso que posso e devo fazer. Aproveito para agradecer ao meu colega Manoel Soares pela sensibilidade e o cuidado com a Dona Silene. É muito importante quando estamos num grupo diverso que comprova como o mundo pode ser melhor quando inclui a todos. Muito obrigada. Talitha Morete".
Splash entrou em contato com a assessoria de imprensa da TV Globo para comentar o ocorrido e aguarda resposta. O texto será atualizado assim que houver retorno.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.