Topo

Casimiro em filme da Pixar? Humorista 'emprestou' bordão para 'Lightyear'

Buzz e sua tripulação tentam encontrar caminho para casa em "Lightyear" - Disney/Pixar/Divulgação
Buzz e sua tripulação tentam encontrar caminho para casa em 'Lightyear' Imagem: Disney/Pixar/Divulgação

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

18/06/2022 04h00

Alguns bordões ficam populares com tanta facilidade que saem do controle até mesmo de quem os criou. Agora, este parece ser o caso do "meteu essa?", do streamer e comentarista Casimiro Miguel. A frase chegou tão longe que foi parar até mesmo no espaço — pelo menos no mundo da animação do novo filme da Pixar, "Lightyear".

Durante o longa que conta a história do astronauta Buzz Lightyear (não o boneco de Toy Story, mas o personagem que inspirou o boneco), o personagem Mo Morrison diz a frase em um momento de conflito. Ele é um membro da patrulha que acompanha o protagonista, e é dublado por Taika Waititi em inglês e por Henrique Reis no Brasil.

Curiosamente, o surgimento do "meteu essa?" na boca do personagem aconteceu ao acaso.

"Talvez eu vá decepcionar um pouco todo mundo agora", confessou a Splash o diretor de dublagem Thiago Longo, sobre a ideia da referência a Casimiro na versão brasileira do filme. "Estávamos gravando, e buscamos primeiro sempre a [sincronia] labial, para as frases caberem, e, é claro, sermos engraçados."

Ele explica que já haviam tentado outras frases como "é sério isso?" e algumas variações, que não estavam encaixando bem nos movimentos labiais do personagem.

"Já tínhamos tentado outras frases, e o Henrique falou assim: 'Meteu essa, é?' E eu falei: ok. No momento estávamos tão concentrados que eu não pensei no Casimiro. Só pensei que vai ficar legal e falei: beleza, coloca."

Longo conta que só percebeu que havia uma referência tão popular algum tempo depois, quando foi questionado sobre o assunto.

"Quando encontramos o pessoal da Disney, eles me perguntaram se havia uma referência ao Casimiro. Então eu falei: olha... pode ser, mas na hora não foi. Perguntei ao Henrique e ele disse que também não pensou na hora. Ou seja, acabou sendo uma coisa que virou referência, mas que naquele momento saiu natural, sem pensarmos."

Com Marcos Mion dublando Buzz, o filme conta a história do patrulheiro do espaço, que acaba precisando montar acampamento com sua tripulação em um planeta hostil a 4,2 milhões de anos-luz da Terra. Lá, ele fará de tudo para encontrar o caminho de volta para casa, mas vai precisar superar obstáculos e terríveis vilões.